Guia da Semana

Foto: Divulgação

O Sakura é a flor nacional do Japão. Mais do que isso, é o símbolo de felicidade para o povo. Quando os nipônicos imigraram para o Brasil, trouxeram na bagagem o que hoje conhecemos como cerejeira. Elas não se adaptaram nas altas temperaturas brasileiras, mas em Campos do Jordão, em meio a Serra da Mantiqueira, foi diferente.

Em 1936, por causa da inauguração do Sanatório Dojinkai, foram plantadas as primeiras cerejeiras japonesas na cidade, da variedade Takasago, que se adaptaram bem ao local e florescem na primavera até hoje. No ano seguinte, para comemorar a fundação da Colônia Lageado, o Dr. Shizue Hosoe enviou 10 mudas das variedades Taizan, Botan e Amazonas, plantadas pelos colonos da região. Elas também se adaptaram.

Porém, a variedade mais comum no Brasil, que está em muitos locais do país, é a Okinawa. Diferente das mudas tradicionais, que florescem na primavera, ela já dá suas flores no inverno, de julho a setembro. A cerejeira sempre floresce uma vez por ano, durante uma semana.

Em Campos do Jordão, a Festa da Cerejeira em Flor, anual, ocorre desde 1968. O evento conta com festividades musicais, danças, feira de artesanato e muita comida japonesa, além da apreciação das cerejeiras do Bosque São Francisco Xavier. Também fazem parte do festival grupos de dança de música de Rússia, Ucrânia e Lituânia. Neste ano, as festividades ocorrem de manhã e tarde de fim de semana, nos dias 17, 23, 24, 30 e 31 de agosto e 6 e 7 de setembro.

Curiosidade

No Japão, é na época do florescimento das laranjeiras que as crianças iniciam o ano escolar. O chá de pétalas de sakura é tomado em casamentos e outras festas. Porém, o sakura também é sagrado para os samurais. Quando morriam no campo de batalha, tinham seu corpo coberto por essas flores, para demonstrar que a vida era tão efêmera quanto a da flor de cerejeira. No Japão, são cerca de 200 espécies de cerejeiras, das mais diversas cores.

Serviço:

Parque Sakura Home
Telefone: (12) 3662-2911

Atualizado em 6 Set 2011.