Guia da Semana



Para quem está em Brasília e quer passear em um lugar que junte diversão e aventura com a paz e as belezas existentes na natureza, a Chapada Imperial é um ótimo lugar. Uma reserva ecológica em uma propriedade particular de aproximadamente 4.800 hectares, preservada desde 1986. A formação vegetal bastante diversificada reúne áreas de cerrado, matas, campos, brejos e veredas.

Localizada no ponto mais alto do Distrito Federal e distante 50 km do centro da capital federal, é cortada pela Chapada da Contagem, que dá origem a inúmeras quedas d'água. Além de guardar belas paisagens, o local também é o habitat de muitos animais em extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra.

Os visitantes, além de passar o dia no local e mergulhar nas piscinas naturais, também podem fazer trilhas, praticar arvorismo e passar a noite na área de camping. As trilhas são divididas em três níveis de dificuldade e sempre acompanhadas por instrutores, nas quais, margeando o ribeirão Dois Irmãos, os turistas passam por cachoeiras, nascentes e conhecem melhor a fisionomia do cerrado.

A Chapada Imperial está sempre aberta aos sábados, domingos e feriados, porém, durante a semana é preciso fechar um grupo com ao menos 10 pessoas para que os passeios sejam feitos; por isso, é necessário reservar com antecedência.

Foto: Site oficial

Atualizado em 10 Abr 2012.