Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Charme ao sul do Continente

Saiba sobre a capital uruguaia e suas delícias.



O Guia Lonely Planet informa seus leitores de que o Uruguai é o país mais seguro da América do Sul. Montevidéu é uma cidade relativamente pequena se a comparada às grandes capitais brasileiras. Tem "apenas" dois milhões de habitantes, mas um charme único.

Nossos vizinhos capricham no cardápio de carnes, massas e frutos do mar. O prato principal uruguaio é a Parrillada, que tem diversos tipos de carne, entre elas o ojo de bife, um corte macio de filé. Um ótimo lugar para experimentar a culinária local é o Mercado del Puerto, que abriga um abrangente leque de restaurantes.

 El Palanque fica nesse Mercado e serve opção de carnes, mariscos e peixes. É uma boa sugestão para quem quer observar a admiração dos turistas de diversos lugares do mundo pela capital uruguaia. Não deixe de experimentar uma bebida típica, Medio y Medio, que mistura doce de vinho branco e champanhe. Muitas casas servem a iguaria como entrada.

As cervejas uruguaias também ganharam fama no Brasil pela qualidade. Então, os apreciadores não podem perder a oportunidade de experimentá-las direto da fonte. Patrícia, Norteña e Pílsen são as estrelas do menu cervejeiro. A primeira, menos amarga, costuma agradar mais ao paladar das mulheres.

Ainda no centro da cidade, está a Plaza Independencia, onde fica a sede do governo - hoje liderado pelo ex-guerrilheiro tupamaru José Mujica. Por ali é possível ver apresentações de candombe, o ritmo uruguaio equivalente ao nosso samba. O local também concentra diversas casas de câmbio, com opções melhores para a troca da moeda real pelos pesos uruguaios. A cotação atualmente é de 10 para 1.



E, por falar em dinheiro, o país tem os jogos de azar legalizados: o centro da cidade reúne diversos hotéis onde é possível tentar a sorte com classe. A região, no entanto, deve ser evitada durante a noite.

Não deixe de conhecer também Pocitos, o bairro judeu de Montevidéu. Ali estão concentrados diversos cafés e livrarias tipicamente uruguaios, onde é possível se misturar aos locais. Uma das mais lindas vistas da cidade está na esquina da avenida beira-mar, a Rambla, com a Boulevard Espanha, chamada Oro de Rhín.

A noite dos hermanos é animada. Como em Buenos Aires, capital argentina, as baladas são chamadas de boliches. A região das festas é da Calle Luiz Alberto Herreira, onde estão os principais clubes da cidade. É bom observar também que os uruguaios saem de casa tarde para dançar. Nada começa antes da uma da manhã. Como um bom uruguaio, saia de casa cedo para jantar e conversar, sem se preocupar com o horário da festa começar.

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo