Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Chegou o frio... Vamos para Praia!

Por José Mattos



Começou o inverno e logo no primeiro fim de semana lá foi você para uma simpática cidade da serra. Igual a todo mundo, partiu em busca do frio de montanha, da lareira, do vinho e do fondue. Tudo isso certamente resulta em enormes filas. Nesta época, ciidades de 3 mil habitantes recebem 15 mil pessoas e não há restaurante, banheiro, sauna, cachoeira, botequim, nem nada suficiente para atender a todos. Mesmo "capitais do frio" como Campos do Jordão (SP), Petrópolis (RJ) e Canela(RS) sofrem o excesso de turistas. E você fica lá no meio, disputando no cotovelo uma xícara de chocolate, uma mesa para comer um petisco... Para melhorar o seu humor, tudo custa uns 200% mais do que o normal, afinal é o lugar para se estar e você tem de pagar pelo privilégio.

No próximo fim-de-semana chega a proposta: vamos voltar? Você pode voltar, é claro. Mas pode também propor uma mudança radical de destino: porque não ir no sentido oposto e caminhar em direção a praia? Em primeiro lugar, vamos deixar claro, este é um programa bom a dois. Sozinho é de matar e, em grupo, sempre corre-se o risco de que alguém vá pedir para voltar antes. Agora, com a pessoa certa, seja amigo, amiga, namorado, namorada, marido ou esposa, funciona e muito bem.

Praia com 15 graus? Atenção: cidade de praia é uma coisa, banho de mar é outra. E, neste inverno tropical, é até possível um mergulho rápido. Se quiser, pode também dar uma caminhada longa na praia vazia.

Você gosta de esportes? O clima vai ajudar no tracking, no cannoying, no rapel e outras radicalizadas da moda. Sem falar da noite, quando um passeio ouvindo o barulho do mar sempre revigora a alma.

Quer um exemplo? Você pode ir até a Casa da Mila, uma pousada linda na praia da Almada, que fica a trinta quilômetros de Parati para quem vai de São Paulo. Do seu quarto, terá uma vista inacreditável e a poucos metros três praias cinematográficas, a Almada, a do Engenho e a Brava para aproveitar. Além disto, se bater uma vontade urgente de ver pessoas, em 20 minutos de carro, você chega a Parati, onde pode sentar na beira do cais, saborear um bom prato, ou caminhar pelas ruas antigas. O frio vai te mostrar uma cidade totalmente diferente do verão, as ruas vazias reforçam mais ainda a impressão de ter desembarcado num local há 200 anos. Maravilha!

Outro exemplo? Búzios. Você já imaginou a praia de Geribá sem aquela montoeira de gente? Pois é, por estes dias é assim que ela está. E se você enjoar, no fim de semana seguinte, devidamente descansado, você pode fazer como todos, voltar para serra e compensar tanto sossego com um bom agito. José Mattos é jornalista, consultor de comunicação empresarial e escreve o blog Por Falar Nisso -http://porfalarnisso.zip.net
Contato: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens