Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Chegou o frio... Vamos para Praia!

Por José Mattos



Começou o inverno e logo no primeiro fim de semana lá foi você para uma simpática cidade da serra. Igual a todo mundo, partiu em busca do frio de montanha, da lareira, do vinho e do fondue. Tudo isso certamente resulta em enormes filas. Nesta época, ciidades de 3 mil habitantes recebem 15 mil pessoas e não há restaurante, banheiro, sauna, cachoeira, botequim, nem nada suficiente para atender a todos. Mesmo "capitais do frio" como Campos do Jordão (SP), Petrópolis (RJ) e Canela(RS) sofrem o excesso de turistas. E você fica lá no meio, disputando no cotovelo uma xícara de chocolate, uma mesa para comer um petisco... Para melhorar o seu humor, tudo custa uns 200% mais do que o normal, afinal é o lugar para se estar e você tem de pagar pelo privilégio.

No próximo fim-de-semana chega a proposta: vamos voltar? Você pode voltar, é claro. Mas pode também propor uma mudança radical de destino: porque não ir no sentido oposto e caminhar em direção a praia? Em primeiro lugar, vamos deixar claro, este é um programa bom a dois. Sozinho é de matar e, em grupo, sempre corre-se o risco de que alguém vá pedir para voltar antes. Agora, com a pessoa certa, seja amigo, amiga, namorado, namorada, marido ou esposa, funciona e muito bem.

Praia com 15 graus? Atenção: cidade de praia é uma coisa, banho de mar é outra. E, neste inverno tropical, é até possível um mergulho rápido. Se quiser, pode também dar uma caminhada longa na praia vazia.

Você gosta de esportes? O clima vai ajudar no tracking, no cannoying, no rapel e outras radicalizadas da moda. Sem falar da noite, quando um passeio ouvindo o barulho do mar sempre revigora a alma.

Quer um exemplo? Você pode ir até a Casa da Mila, uma pousada linda na praia da Almada, que fica a trinta quilômetros de Parati para quem vai de São Paulo. Do seu quarto, terá uma vista inacreditável e a poucos metros três praias cinematográficas, a Almada, a do Engenho e a Brava para aproveitar. Além disto, se bater uma vontade urgente de ver pessoas, em 20 minutos de carro, você chega a Parati, onde pode sentar na beira do cais, saborear um bom prato, ou caminhar pelas ruas antigas. O frio vai te mostrar uma cidade totalmente diferente do verão, as ruas vazias reforçam mais ainda a impressão de ter desembarcado num local há 200 anos. Maravilha!

Outro exemplo? Búzios. Você já imaginou a praia de Geribá sem aquela montoeira de gente? Pois é, por estes dias é assim que ela está. E se você enjoar, no fim de semana seguinte, devidamente descansado, você pode fazer como todos, voltar para serra e compensar tanto sossego com um bom agito. José Mattos é jornalista, consultor de comunicação empresarial e escreve o blog Por Falar Nisso -http://porfalarnisso.zip.net
Contato: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo