Guia da Semana

Foto: Divulgação


A 40 km de Santiago, o centro de Esqui no Valle Nevado é um verdadeiro resort na neve. Além da bela paisagem natural, prima pela excelente infra-estrutura hoteleira, gastronômica e de lazer, com direito a centro de fitness, spa, tratamento de beleza, salão de jogos, bar e até cinema.

Fica fácil entender porque o local é destino de muitos turistas brasileiros durante a alta temporada de inverno, em julho. Mas é no fim de agosto que os três hotéis disponíveis recebem um público especial: os amantes de esportes na neve, que se deslocam de diversas partes do mundo para prestigiar o Campeonato Brasileiro de Esqui Alpino.

Foto: Divulgação


Competição brasileira na neve

Entre 25 e 27 de agosto, o Valle Nevado sedia a 25ª edição do Campeonato Brasileiro de Esqui Alpino, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). De lá sai a equipe brasileira selecionada para concorrer ao Campeonato Mundial da modalidade, em Garmisch-Partenkirchen na Alemanha, em fevereiro de 2011.

O título é brasileiro, mas a pontuação é usada também em outras competições. Duas das três categorias disputadas (slalom, slalom gigante e super gigante) são válidas para a Copa Continental Sul-Americana. E por se tratar de provas oficiais da Federação Internacional de Ski (FIS), o evento recebe não só esquiadores nacionais mas também de outros países.

"Elas são obrigatoriamente abertas à participação internacional, pois os pontos adquiridos são utilizados para o Ranking Mundial e Latino-Americano de Esqui Alpino", explica o presidente da CBDN, Stefano Arnhold. Assim, a presença é confirmada de equipes da Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Austrália, Polônia, Líbano, Bolívia, Argentina, Espanha e Chile.

Atletas de destaque

Os dois esquiadores preferidos para a conquista do primeiro lugar, Jhonatan Longhi e Maya Harrison (vencedora do ano passado), não participam desta edição em virtude de lesões sofridas recentemente. "Teremos uma interessante disputa entre atletas mais experientes como Paulo Egydio Setubal e estreantes como Fabio Guglielmini, de apenas 16 anos, e Alex Seibel, revelado no Campeonato Brasileiro Amador de Esqui Alpino", conta Stefano.

Foto: Divulgação


Apesar dessa ser a primeira participação de Alex Seibel, o local já é bastante conhecido pelo atleta. "Pratico esqui desde os seis anos de idade, comecei em Valle Nevado durante as férias ecolares e me apaixonei pelo esporte desde o primeiro dia", conta ele da Argentina, onde disputa outro campeonato antes de ingressar ao Chile.

Outro destaque é Isabela Monti, que tem somente 17 anos. A paulistana treina desde os 11 e se tornou atleta profissional da FIS aos 15, já tendo participado de outras competições. Mas só se deu conta o quão difícil era competir, depois do campeonato no Valle Nevado, ano passado.

"Muito brasileiro mora no exterior e tem mais chances de treinar do que nós que vivemos aqui. Eu, por exemplo, só consigo esquiar nos três meses de férias, quando posso viajar para a neve", afirma. Mas mesmo com os entraves climáticos e geográficos do seu país, Isabela ficou em segundo lugar, em 2009.

Pacotes de Viagens

Para quem deseja conferir a 25ª edição do Campeonato Brasileiro de Esqui Alpino no Valle Nevado ou se programar para o ano que vem, confira os pacotes:

Valle Nevado (5 noites)
Inclui: Passagens aéreas (saída de São Paulo), hospedagem com café da manhã, três excursões ao centro de esqui Valle Nevado com aula coletiva, e uma a Viña Concha y Toro.
Preço: A partir de US$ 2.083,00.
TAM Viagens: (11) 3274-1313

Valle Nevado (7 noites)
Inclui: Hospedagem com café da manhã e jantar, seis dias de esqui e cartão de assistência ao viajante.
Preço: A partir de US$ 1.889,00.
Interpoint: (11) 3087-9400

Atualizado em 6 Set 2011.