Foto: BigFoto |
Imagine um lugar onde você caminha tranquilamente com o seu notebook debaixo dos braços, senta no meio-fio da calçada e usa-o normalmente, sem sentir-se ameaçado por assalto ou roubo. E olha que não estou falando de uma cidadezinha do interior. Pelo contrário, o local em questão possui em torno de 4,5 milhões de habitantes, sendo um dos Tigres Asiáticos mais importante, devido à sua economia e crescimento. Trata-se de Cingapura, um país onde tudo é tão correto que parece ser de mentira.
Sendo ao mesmo tempo ilha, país e cidade-estado, Cingapura é considerada um dos lugares mais limpos do mundo, devido ao rigor de sua legislação e cultura. Para ter uma pequena idéia da severidade de suas leis, os chicletes são proibidos e qualquer desvio de conduta (como atravessar uma passarela de pedestres numa bicicleta) pode resultar em multas de $1.000,00. As placas de multas estão por toda parte. Todo o passo dado traz um sentimento de lugar lindo, limpo, organizado e super desenvolvido.
Às vezes, a modernização de Cingapura nos faz esquecer que estamos em um país oriental. A mistura de estilos é bastante interessante. Basta virar algumas esquinas para se deparar com prédios de arquitetura européia (graças a sua colonização britânica), templos e mesquitas. Aliás, a cidade tem bairros tipicamente chineses (Chinatown) e indianos (Little India), este último representante da mão-de-obra da cidade, em sua maioria. É também nesse bairro onde se concentra a maior quantidade de templos hindus e lojas de tecidos e jóias.
Para se ter uma noção das riquezas desse país, que é um dos mais ricos da Ásia, basta caminhar pela Orchard Avenue, uma avenida recheada de shoppings, restaurantes e lojas das principais grifes mundiais. Difícil é não se impressionar com a enorme quantidade de Ferraris, Lamborghinis e Maseratis parados nos estacionamentos.
Se a geografia não colabora muito, dando uma praia à cidade, por que não construir uma? A praia artificial de Sentosa, de tão bonita, causa a impressão de que o lugar realmente não parece ser de verdade. O agito fica por conta dos muitos bares que rodeiam a praia, onde estão Dj´s em cabines especiais, prontos para comandar as diversas festas que acontecem, principalmente, nos finais de semana.
Cheia de atrações, com uma vida noturna agitada e uma cena cultural riquíssima, Cingapura tem tudo para impressionar seus visitantes. Basta estar disposto a tirar um dinheiro a mais do bolso (é uma cidade cara) e gostar muito de calor (é assim o ano inteiro), apesar de todos os taxis, ônibus e estabelecimentos terem ar condicionado.
O destino é pioneiro em diversas áreas, que vai do planejamento urbano à realização de uma corrida noturna de Fórmula 1. Agora está para inaugurar a maior roda gigante do mundo, com 165m de altura. São justamente estas particularidades e sua impecável infra-estrutura, que fazem desse minúsculo país um lugar único e cheio de curiosidades para serem conferidas.
Leia as colunas anteriores de Alexandre Finelli
Xangai: todas as faces da nova referência chinesa
De luto
Quem é o colunista: Alexandre Finelli
O que faz: Jornalista.
Pecado gastronômico: Salmão.
Melhor lugar do Mundo: Amparo, interior de São Paulo
Fale com ele: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.