Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Cingapura, a cidade-maquete

Cidade é limpa, organizada e desenvolvida.

Foto: BigFoto


Imagine um lugar onde você caminha tranquilamente com o seu notebook debaixo dos braços, senta no meio-fio da calçada e usa-o normalmente, sem sentir-se ameaçado por assalto ou roubo. E olha que não estou falando de uma cidadezinha do interior. Pelo contrário, o local em questão possui em torno de 4,5 milhões de habitantes, sendo um dos Tigres Asiáticos mais importante, devido à sua economia e crescimento. Trata-se de Cingapura, um país onde tudo é tão correto que parece ser de mentira.

Sendo ao mesmo tempo ilha, país e cidade-estado, Cingapura é considerada um dos lugares mais limpos do mundo, devido ao rigor de sua legislação e cultura. Para ter uma pequena idéia da severidade de suas leis, os chicletes são proibidos e qualquer desvio de conduta (como atravessar uma passarela de pedestres numa bicicleta) pode resultar em multas de $1.000,00. As placas de multas estão por toda parte. Todo o passo dado traz um sentimento de lugar lindo, limpo, organizado e super desenvolvido.

Às vezes, a modernização de Cingapura nos faz esquecer que estamos em um país oriental. A mistura de estilos é bastante interessante. Basta virar algumas esquinas para se deparar com prédios de arquitetura européia (graças a sua colonização britânica), templos e mesquitas. Aliás, a cidade tem bairros tipicamente chineses (Chinatown) e indianos (Little India), este último representante da mão-de-obra da cidade, em sua maioria. É também nesse bairro onde se concentra a maior quantidade de templos hindus e lojas de tecidos e jóias.

Para se ter uma noção das riquezas desse país, que é um dos mais ricos da Ásia, basta caminhar pela Orchard Avenue, uma avenida recheada de shoppings, restaurantes e lojas das principais grifes mundiais. Difícil é não se impressionar com a enorme quantidade de Ferraris, Lamborghinis e Maseratis parados nos estacionamentos.

Se a geografia não colabora muito, dando uma praia à cidade, por que não construir uma? A praia artificial de Sentosa, de tão bonita, causa a impressão de que o lugar realmente não parece ser de verdade. O agito fica por conta dos muitos bares que rodeiam a praia, onde estão Dj´s em cabines especiais, prontos para comandar as diversas festas que acontecem, principalmente, nos finais de semana.

Cheia de atrações, com uma vida noturna agitada e uma cena cultural riquíssima, Cingapura tem tudo para impressionar seus visitantes. Basta estar disposto a tirar um dinheiro a mais do bolso (é uma cidade cara) e gostar muito de calor (é assim o ano inteiro), apesar de todos os taxis, ônibus e estabelecimentos terem ar condicionado.

O destino é pioneiro em diversas áreas, que vai do planejamento urbano à realização de uma corrida noturna de Fórmula 1. Agora está para inaugurar a maior roda gigante do mundo, com 165m de altura. São justamente estas particularidades e sua impecável infra-estrutura, que fazem desse minúsculo país um lugar único e cheio de curiosidades para serem conferidas.

Leia as colunas anteriores de Alexandre Finelli

Xangai: todas as faces da nova referência chinesa

De luto

Quem é o colunista: Alexandre Finelli

O que faz: Jornalista.

Pecado gastronômico: Salmão.

Melhor lugar do Mundo: Amparo, interior de São Paulo

Fale com ele: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens