Guia da Semana



A apenas 50 km de Belo Horizonte, é possível encontrar uma região cercada de montanhas com muitos vales e rios de água abundante. É o Circuito Veredas do Paraopeba, formado pelos municípios de Brumadinho, Crucilândia, Bonfim, Moeda, Ibirité, Mário Campos, Piedade das Gerais, Rio Manso e Sarzedo.

Rico em áreas verdes e belas cachoeiras de águas límpidas, é o lugar ideal para quem gosta do campo, de praticar esportes radicais como vôo livre, arvorismo, canoagem e rapel, ou mesmo para aqueles que querem contemplar a natureza. Além do ecoturismo, os visitantes se deliciam com a culinária mineira e cachaças artesanais.

Entre os principais atrativos estão a Fazenda dos Martins, o Quilombo do Sapé e a Serra do Rola Moça, em Brumadinho; a Trilha do Elefantinho, em Moeda; a Igreja Matriz de Santa Luzia, em Rio Manso e as festas religiosas de Bonfim.

O Vale do Paraopeba servia como rota de escoamento de ouro e outras preciosidades minerais do Brasil durante os séculos 17 e 18, quando surgiram lugarejos que, até hoje, conservam suas estruturas arquitetônicas e urbanas, proporcionando uma viagem de beleza impressionante. São roteiros que aliam passado e presente em belas paisagens.

Foto: Wikipedia

Atualizado em 6 Set 2011.