Guia da Semana

Foto: Mário Eduardo Bueno Ferreira

Desta vez, saímos às 6h30, com 42 amigos, e seguimos em direção à primeira parada: o Leite na Pista, um pequeno rancho que oferece 15 sabores de leite tirado na hora, queijos, doces caseiros e lanches criativos, como o delicioso misto quente de peito de peru no pão de batata. O café com leite cremoso e o pão de batata na chapa estavam uma delícia. O lago ao fundo do estabelecimento, com patos e gansos, trouxe uma sensação gostosa de como se estivéssemos tomando café da manhã em uma fazenda.

Continuamos a viagem. Passamos pela charmosa cidade de Campos do Jordão e chegamos ao nosso destino, que era um mirante no município de Pindamonhangaba, a 2.035 metros de altitude: o Pico do Itapeva. Para nossa sorte, ainda fomos brindados com um dia ensolarado, que nos proporcionou um visual de tirar o fôlego. Dizem que se pode avistar mais de 15 cidades do Vale do Paraíba. Mas tudo fica muito pequeno lá de cima.

Encontramos com o Rade e seu amigo que nos guiaria até a fazenda Nova Gokula, localizada no bairro do Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba. Fizemos as devidas apresentações, o Li puxou o alongamento, testamos os rádios comunicadores e iniciamos a caminhada por uma estrada de terra.

Logo adentramos num belíssimo bosque de pinheiros. Paramos um pouco para esperar o restante do grupo. Tomamos águas, tiramos fotos e apreciamos o local. A descida se iniciaria agora. Boa parte dela por uma mata fechada, até a chegada num mirante de vista espetacular para a Mantiqueira.

A partir deste ponto, a vegetação fechada aos poucos foi abrindo, com arbustos ao redor e ao fundo, cadeias de montanhas, vales verdejantes e vilarejos, compondo uma paisagem magnífica. A descida forte e a chegada dos indesejáveis carrapatos foram os principais obstáculos daquele momento. Mas nada que tirasse o encanto e a beleza de todo aquele lugar.

Contornamos as taquaras e ali estávamos bem próximos da comunidade Nova Gokula. Eram 16h e resolvemos descansar, relaxando os músculos em um rio de águas transparentes, passeando pelas lojinhas, conhecendo o templo da cultura Krishna, recarregando as energias com uma tigela de açaí e cobertura de leite condensado e uma saborosa refeição vegetariana, acompanhada por suco de maracujá com hortelã. Para finalizar, uma sobremesa de dar água na boca: doce de manga com melado e creme de leite... Hummmmmm...

O relógio marcava 19h. Estávamos todos prontos para o retorno. Alguns estavam cansados fisicamente, após 12 quilômetros de descida, outros impressionados de olhar o ponto de partida de onde começaram a andar. Mas de uma coisa é certa: após o passeio, nossos ânimos se encontram renovados.

Leia as colunas anteriores de Márcio Alexandre:

Caminhando por Ilha Bela

Algumas marcas da nossa caminhada ao Pico do Lopo...

Trilhas Praias Desertas - parte 2
Quem é o colunista: costumava me imaginar como a letra de música de uma banda chamada Guided by Voices: "I am a journalist - I write to you to show you: I´am an incurable and nothing else behaves like me..." Porém, com o tempo venho descobrindo que eu, assim como você, todos nós, somos vazios como o espelho e abertos como o espaço. E no intervalo, juntos, criamos o mundo.
O que faz: Jornalista, trabalha com comunicação, marketing, caminha, pedala, mergulha e medita quando pode.
Pecado gastronômico: Sem dúvida, chocolate e tigela de açaí.
Melhor lugar do mundo: aquele em que reside entre o instante que acabou de terminar e ainda nem começou, mas também aquele que se movimenta, interage, cria e recria, vibra, cintila e pulsa dentro de nós;.
Fale com ele: caminhandopelavida@gmail

Atualizado em 6 Set 2011.