Guia da Semana

Foto: Diego Dacax

Monsieur Maurice Plas com dos chapéus vendidos em sua loja, que funciona na Rua Augusta, em São Paulo, desde 1954

Viver nas grandes capitais possui muitas desvantagens, mas também, outras vantagens indescritíveis. Uma delas é conhecer de perto lugares antigos, alguns que chegam a datar do século passado. Poder comprar chapéus artesanais, sapatos clássicos como os da década de 20, tomar um café colonial da mesma maneira que a nobreza do século XIX ou até mesmo apreciar uma cervejinha e um tira gosto mais simples é possível em estabelecimentos que mantêm-se intactos e vendendo os mesmos produtos a décadas.

O Guia da Semana selecionou os lugares mais antigos de algumas capitais que não mudaram sua fórmula de comércio, continuam fazendo sucesso, mas com seus consumidores renovados de tempos em tempos. Esses espaços tornaram-se até pontos turísticos nas cidades, devido a grande importância histórica eles agregaram.

São Paulo

Chapelaria Plas
Fundado em 1954, pelo francês Maurice Plas, 83, o estabelecimento foi -e ainda é- o point para artistas e homens que prezam pelo uso do belo e essencial acessório da época, o chapéu. Localizada no baixo Augusta, a Chapelaria Plas abriu suas portas como uma alfaitaria e, por incentivo do ator Tarcísio Meira, o fundador começou a fabricar chapéus. Maurice mantém o hábito até os dias atuais, produzindo boinas, bonés e chapéus, porém, agora, conta com o auxílio dos filhos.

Endereço: Rua Augusta, 724, Consolação, São Paulo - SP
Telefone: (11) 3257-9919

Salão Phidias
É o local onde ainda se faz a barba e, em seguida, sauna facial. O modo de fazer não mudou desde 1965, ainda existem as pias na bancada para o cliente enxaguar o rosto, porém, um item foi aposentado: a navalha. A barba à moda antiga é feita, agora, com lâminas descartáveis para evitar contaminações. A arquitetura e a decoração conservam seu ar retrô, com os espelhos de cristais belga e o piso de pedras portuguesas. O salão foi fundado em 1965 pelo italiano Bruno Mingozzi, depois foi comandado por Jair Silvestre e, nos últimos 25 anos, por Luís Antônio da Silva.

Endereço: Rua Barão de Itapetininga, 88, loja 8, Centro, São Paulo - SP
Telefone: (11) 3223-6534

A Fidalga
Ao adentrar a loja de sapatos A Fidalga é possível transportar-se para o ano de 1928, pois a ambientação do local e os móveis são os mesmo desde a fundação, sem contar nos costumes que também não mudaram. As mulheres ainda experimentam seus calçados em um banco com proteção para não mostrar as pernas, como era de praxe em lojas refinadas da época. O estabelecimento possui uma clientela fiel que não abre mão dos sapatos de couro com uma linha mais clássica.

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 148, Centro, São Paulo - SP
Telefone: (11) 3242-5093

Foto: Divulgação/Site Oficial

Nos balcões e salão da Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, ainda é possível desgustar quitutes doces e salgados tradicionais do século 19

Botequim do Hugo
Em meio às modernas construções do bairro Itaim Bibi, o Botequim do Hugo conserva suas características simples desde 1927. O cardápio ainda conta com o destaque do 'buraco quente', que é um lanche feito com pão francês recheado de carne moída. Quando o movimento é grande, as mesas contam com o espaço extra da garagem do dono Hugo Cabral Filho, descendente direto do fundador do bar. Há ainda árvores frutíferas no fundo do estabelecimento, que agregam um ar ainda mais familiar e aconchegante. O imóvel comercial começou como a mercearia do avô de Hugo e veio a se tornar um bar, posteriormente com seu pai.

Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1.014, Itaim Bibi, São Paulo - SP
Telefone: (11) 3079-6090

Rio de Janeiro

Tabacaria Africana
O lugar é um marco na história do Rio de Janeiro, que mescla o estilo dos tempos do Império com o espírito moderno comercial da Cidade Maravilhosa. Sua fundação data de 1846 e conta com uma vasta grande de clientes ao longo dos seus 164 anos, como nobres, aristocratas, políticos, pessoas comuns e até mesmo o Imperador D. Pedro II passou pelos balcões da Tabacaria Africana. O espaço ainda comercializa seus tradicionais charutos e ampliou suas opções com a venda de canivetes, jogos de facas e canetas, dentre outros produtos.

Endereço: Largo do Paço, 38, Praça XV, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2509-5333

Confeitaria Colombo
É no centro histórico da cidade que se localiza um dos estabelecimentos mais famoso da capital carioca, a Confeitaria Colombo. Os imigrantes portugueses Joaquim Borges Meireles e Manuel José Lebrão fundaram o estabelecimento em 1894, que desde então atende o rol mais seleto da sociedade brasileira. A Confeitaria Colombo passou a ser um ponto turístico do Rio de Janeiro, pois além de entrar em contato com uma ambientalização que remete à Belle Époque, você poder deliciar-se com os mais tradicionais e deliciosos quitutes dos cafés coloniais. Sob direção de Maurício Assis desde 2004, a casa lançou uma linha de produtos exclusivos, como louças, camisetas e aventais.

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32-36, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2505-1500

Casas Franklin
Era uma empresa familiar de tecidos, coordenada por João Franklin, originária do Espírito Santo e que está prestes a comemorar 102 anos. Muito conhecida no estado do Rio de Janeiro, as Casas Franklin já se tornou uma rede e conta nove lojas apenas no Estado. Hoje, sob o comando dos filhos, Murilo Vargas e João Franklin Filho, o estabelecimento conserva as faixadas tradicionais das lojas 55/57 e 42/46, da Avenida Passos e adicionou o setor de cama, mesa, banho e decoração nos serviços da loja.

Endereço: Av. Passos, 42-46, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 3970-3000

Foto: Wikipédia

O Chalé da Praça XV, em Porto Alegre, continua atraindo muitos clientes e já se tornou ponto turístico

Belo Horizonte

Bar e Armazém Leblon
Na ativa há 84 anos, o Bar e Armazém Leblon é considerado um dos estabelecimentos mais antigos de Belo Horizonte. Até março deste ano, o bar estava sob comando dos filhos do fundador Antônio Cezário da Rocha, mas foi vendido para o empresário José Aparecido Gomes. A casa transcende a rica histórica cultural de Minas Gerais e homenageia a capital carioca através do bairro do Leblon, que causava encantamento no fundador. O bar preserva suas características tradicionais, mas com algumas mudanças na parte estrutural, como a extinção da sessão de armazém.

Endereço: Rua Pouso Alegre, 1416, Floresta, Belo Horizonte - MG
Telefone: (31) 3463-0900

Porto Alegre

Chalé da Praça XV
Foi um dos primeiros bar e restaurante inaugurado em Porto Alegre. A localização privilegiada do quiosque -em frente ao Mercado Público e em meio à praça XV de Novembro, no centro- ajudou a consolidar seu sucesso. A construção foi erguida em 1885 para a venda de sorvetes, mas um tempo depois mudou o segmento do comércio para o que é hoje. Mesmo passando por um incêndio em 1971, o estabelecimento conserva suas características originais, com elementos da Art Nouveau na decoração, no entanto, agregou tendências arquitetônica mais recentes, como os painéis modulares de madeira e vidro na fachada. O espaço foi restaurado e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1998.

Endereço: Praça XV de Novembro, s/n, Centro, Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3225-2667

Florianópolis

Box 32
O nome do estabelecimento faz referência ao número da loja, localizada dentro do Mercado Público Municipal. O Bar Box 32 é tradicional na capital de Santa Catarina desde 1984, quando o empresário Beto Barreiros resolveu investir no atendimento de balcão, o que trouxe muita fama ao bar e a característica de ser 'o balcão mais democrático do país'. O local já adotou o patamar de ponto turístico e passou a disponibilizar o cardápio em sete idiomas. Os bastidores das histórias do Box 32 estão registrados no livro Sabor de Sucesso: Como 15m² ficaram conhecidos no mundo inteiro.

Endereço: Rua Conselheiro Mafra, 255, Box 32, Centro, Florianópolis - SC
Telefone: (48) 3334-829

Atualizado em 13 Set 2011.