Guia da Semana

Por Lorelay G. Magri

Comitiva Travados e Furiosos
Detalhe das jaquetas dos cowboys


"...Onde a Comitiva Esperança chega
Já começa a festança...
Ê, tempo bom que tava por lá,
Nem vontade de regressar..."

(Trecho da música ´Comitiva Esperança´, de Almir Sater e Paulo Simões)


Já ouviu falar em Comitiva? Se ainda não, pelo menos já deve ter visto uma. Sabe quando você vai viajar (principalmente a caminho do interior) e se depara com aquelas pick-ups enormes adesivadas, dentro, uma galera de chapéu e camisa, e, do lado de fora, você só consegue ouvir aquele choro da guitarra que só os músicos sertanejos sabem fazer? Então é bem provável que seja uma.

Travados e Furiosos
Festa do Boi no Rolete EAS
Comitiva é um grupo de fãs da música e da culinária caipira que se reúne para fazer festas e participar de eventos relacionados a esse tipo de cultura. Geralmente, o núcleo de participantes é formado por conhecidos ou familiares. Começa com uma pequena idéia, aí um convida um casal de amigos, que chama mais dois que trazem outros... Até que o que parecia ser uma reunião se torna um clube com direito a nome registrado, logotipo e diretoria, com presidente, vice, diretor e secretário.

Os integrantes confeccionam uma camisa oficial para identificação. Na Travados e Furiosos, todos saem ´uniformizados´, sempre com a camisa para dentro da calça ´country´, chapéu, jaqueta e bota, explica Felipe Paiva, atual presidente. Os "furiosos" fazem apresentações em programas de televisão, concorrem em eventos de dança e animam festas de empresas.

Os Car Boys
Diversão na Queima do Alho
A Comitiva Capiau é uma das participantes do Circuito da Queima do Alho. Os competidores levam suas ´traias´ (utensílios domésticos: bruacas, traias de arreio, berrante, pilão e panelas) e escolhem três representantes para preparar quatro tipos de prato caipira: feijão gordo, arroz de carreteiro, bife na chapa (churrasco) e paçoca de carne seca. Tudo deve estar pronto em até quatro horas. Quando terminam, os juízes votam na melhor comida. A equipe que juntar mais pontos até o fim da gincana fica inscrita para a Queima do Alho de Barretos (com a coordenação de Papito, organizador do Circuito).

Travados e Furiosos
Queima do Alho Boi Soberano
Além de festivais, os amigos organizam eventos beneficentes com o intuito de ajudar entidades carentes ou até mesmo pessoas de outros grupos. Jeferson Bernardi (conhecido como Jé), um dos membros da Capiau, explica que para entrar em uma comitiva, você deve ser indicado ou convidado por alguém. Muitas vezes, o aspirante a cowboy é vigiado durante uns três meses. Se ele tiver um bom comportamento e souber trabalhar em equipe, ganha a camisa. Jé conta que é fácil descobrir quem está realmente interessado em ingressar no grupo e quem não quer ´nada com nada´. "Nos lugares que a gente freqüenta, há sempre um ´abeia´ (abelha) - aquele cara que aparece de bota e camisa e se acha o ´Rei do Gado´. É fácil identificar, basta procurar quem está usando o chapéu do lado contrário!", diz o cowboy.

Enfim, fazer parte de uma Comitiva não significa apenas andar com uma galera legal que anda em bando e faz churrasco. Ser cowboy, ou cowgirl, é como entrar em um universo no qual a amizade e o respeito ao próximo vem em primeiro lugar.

Serviços
Locais freqüentados em São Paulo
Villa Country (saiba mais)
Endereço: Rua Francisco Matarazzo, 774 - Barra Funda - São Paulo.
Telefone: (11) 3868-5858.

Estância Alto da Serra (saiba mais)
Endereço: Estrada Névio Carlone, 03 - Riacho Grande (SP).
Telefone: (11) 4101-5000.

Cervejaria Paulista (saiba mais)
Endereço: Rodovia Presidente Dutra, Km 397 (SP).
Telefone: (11) 6425 0595 / 6425 0596.

Circuito Queima do Alho
www.circuitoqueimadoalho.com.br

Telefone: (11) 9605-6059.

Venda de roupas e acessórios country
Rodeo West
www.rodeowest.com.br
*Vendas pela Internet.

Aulas de Dança
Felipe Paiva
Telefone: (11) 9570-2030.

Marcos Cowboy
www.marcoscowboy.com.br
Telefone: (11) 4139.1559.

Comitivas
Comitiva Travados e Furiosos
www.travadosefuriosos.com.br

Comitivas
Comitiva Os Car Boy - Filial em São Paulo
www.oscarboy.com.br

Telefone: Anderson Car Boy (11) 8150.8292.
Obs: A sede da Comitiva Os Car Boy fica em Curitiba.

*Colaboradores: Jeferson Bernardis - Comitiva Capiau / Felipe Paiva - Presidente da Comitiva Travados e Furiosos / Papito do Circuito da Queima do Alho

Atualizado em 6 Set 2011.