Guia da Semana

Como escolher seu hotel

Hospedagem perto ou longe do agito, se é simples ou luxuosa, se tem estrutura para crianças ou não: tudo isso deve ser levado em consideração.

Foto: Getty Images


Férias são sinônimo de descanso e diversão e, para evitar estresse e mau humor, é preciso saber planejá-las. Um dos principais cuidados que devemos ter é com a escolha da hospedagem onde passaremos nosso merecido período de descanso. Então, o que devemos levar em consideração ao escolher um meio de hospedagem?

Primeiro, devemos ter em mente qual é nosso perfil e quais são nossas necessidades: viajamos sozinhos, em casal, com crianças, com pessoas idosas, com animais? Queremos tranquilidade ou agito? Quanto queremos gastar? Vamos de carro, avião, ou ônibus? Queremos um hotel de luxo ou uma pousada familiar? Praia, cidade ou campo?

As respostas a estas perguntas nos indicam o tipo de meio de hospedagem que devemos procurar.

Se viajamos com crianças, o ideal é escolher um hotel ou pousada com um mínimo de infraestrutura, como piscina, playground, salão de jogos e brinquedoteca - importantíssimo para dias de chuva! - e que, de preferência, disponibilize berço, banheira para bebês e, até mesmo, uma copa ou cozinha para preparo de mamadeiras e papinhas infantis.  Outro ponto importante a se considerar é onde fica o hospital ou pronto-socorro mais próximo.

Se viajamos com pessoas de mais idade, é importante garantir que o hotel ou pousada tenha quartos acessíveis, confortáveis e seguros. E, se viajamos com animais, nossa escolha se restringe àqueles hotéis e pousadas que os aceitem. Sim, estes lugares existem!

A localização do meio de hospedagem também é importantíssima e será definida pelas respostas às outras perguntas: queremos agito? Então o ideal é escolher um hotel ou pousada que esteja na área mais badalada da cidade ou praia. Se queremos mais tranquilidade, o ideal é nos afastarmos destas localizações.  A distância entre a hospedagem e atrações turísticas, restaurantes e bares também deve ser considerada.

Uma vez que decidimos o tipo de hospedagem que mais nos satisfaz (pousada, albergue, hotel, resort, no meio do agito, isolado, familiar, romântico), é hora de ver as opções no destino e analisar cada uma delas. Neste momento, a internet é de valiosa ajuda, e o próprio site do local já nos dá uma grande dica sobre o que esperar dele.  É bom desconfiar de sites com poucas informações, sem fotos ou com fotos de má qualidade. Um bom meio de hospedagem, normalmente, tem um bom site, completo e com informações suficientes.

Por meio do site, podemos saber como são os quartos, se têm ar-condicionado (ou aquecimento), frigobar, TV, entre outros detalhes que podem ou não ser importantes para nós. Podemos também conhecer os serviços oferecidos (concierge, room service, acesso a internet, entre outros) e as instalações do local (restaurante, bar, piscina,  spa, academia, etc.).

É importante nos informar sobre o preço da diária e o que ela inclui (café da manhã, meia pensão, pensão completa) e como é a política de cancelamento de reservas.

A maioria dos hotéis pede um número de cartão de crédito como garantia de reserva. Até aí, sem problemas, mas vale a pena confirmar que no cartão não serão debitadas as diárias, a menos que você escolha esta opção.  Se o meio de hospedagem exigir pagamento antecipado, certifique-se de receber um comprovante.

Para ajudar na escolha do meio de hospedagem, existem vários sites onde podemos ler comentários sobre hotéis, pousadas e albergues no mundo todo (o Trip Advisor é um ótimo exemplo). Vale a pena lê-los, sempre filtrando as informações relevantes das opiniões sem base sólida. E, lógico, a opinião de amigos e familiares que já conhecem o meio de hospedagem é super bem-vinda.

Então boa viagem e boas férias!

Quem é a colunista: Cíntia Goldenberg.

O que faz: Coordenadora do Curso de Hotelaria da Universidade Estácio em São Paulo.

Pecado Gastronômico: Chocolate e queijos.

Melhor lugar do mundo: Qualquer um, junto da família.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Sou muito eclética! De Cássia Eller a Barenaked Ladies, passando por CDs infantis dos filhos.

Fale com ela: cintia.goldenberg@radial.br.


Atualizado em 23 Set 2015.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Fenômeno poderá ser visto de qualquer lugar a partir das 21h30 desta quarta-feira, 13

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Seleção brasileira ainda enfrentará Costa Rica e Sérvia

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Em parceria com a ClickBus, o Guia da Semana oferece passagens de ônibus para dentro e fora do Brasil

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Promoção ainda inclui desconto na estadia para quem conferir os eventos das casas

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Star Wars Land chega ao Hollywood Studios em 2019

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Confira opções de hospedagem para quem ainda não se programou para o festival

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.