Guia da Semana

O Brasil se transforma na época do carnaval. A pessoas ficam felizes, fazem muita festa, dormem pouco, a paquera é praticamente obrigatória e o samba rola solto nas casas, carros, bares e onde mais couber um cavaquinho e uma caixa de fósforo. Certo? Nem tanto. Muita gente prefere ficar o mais longe da folia e, pensando neles, o Guia da Semana preparou uma lista de coisas para fazer e lugares para visitar durante os dias de descanso.

Enquanto muita gente vai para a avenida ver as escolas de samba, ou ficam no sofá acompanhando os desfiles pela televisão, a dica para quem não gosta dessa época do ano é procurar um refúgio cultural. Os livros, os discos, os filmes, um lugar tranquilo e afastado, as sugestões podem agradar todos os gostos. E tudo para fazer você esquecer todo o ziriguidum e o samba no pé.

LIVROS
Foto: Reprodução

1984, de George Orwell - Melhor do que ficar na frente da televisão acompanhando ilustres desconhecidos disputando um prêmio milionário em um reality show é ler o clássico da ficção científica que inspirou o programa. A história ocorre no futuro (o suposto ano de 1984), em uma sociedade onde as pessoas são vigiadas incessantemente pelo onipresente Grande Irmão.

Não Há Silêncio que Não Termine, de Ingrid Betancourt - No livro, a ex-senadora colombiana, Indrid Betancourt, faz um impressionante relato dos mais difíceis momentos que passou em poder das FARC, nos seis anos que durou o cativeiro na selva colombiana. Lição de vida para quem acha que enfrentar fila em supermercado é um grande problema.

Eu sou Ozzy, de Ozzy Osbourne - Divertida biografia de uma das grandes personalidades do rock mundial. Contada pelo próprio Ozzy, fundador da banda Black Sabbath, a história do inglês pobre que virou multimilionário depois de inventar o heavy metal é, no mínimo, curiosa. Ao contrário do que pode parecer, o livro deixa a música em segundo plano e destaca a vida cheia de álcool, drogas, loucuras e relatos surreais do veterano cantor.

FILMES
Foto: Reprodução

O Pior Trabalho do Mundo, comédia - Aaron Green é um produtor musical recebe uma missão: ser segurança do seu ídolo, o astro do rock em decadência, Aldous Snow, durante uma viagem. Enquanto a estrela inconsequente não se livra do estilo sexo, drogas e rock 'n roll, o trabalho de Aaron se transforma num inferno. Destaque para a participação de Lars Ulrich, baterista do Metallica, que interpreta ele mesmo.

Na Natureza Selvagem, drama - Baseado em fatos reais, o longa-metragem conta a história do jovem Christopher McCandless, que em 1990, aos 22 anos, resolve abandonar a boa vida que levava com os pais e parte em busca do isolamento, influenciado por leituras como Tolstoi e Thoreau. De carona ou à pé, ele parte em direção ao Alasca, onde espera conviver com a natureza pura e selvagem.

Amarcord, comédia - Clássico de 1973, dirigido pelo italiano Federico Felinni, que apresenta referências da sua própria infância na trama. Pela visão do personagem Titta, o filme mostra um mundo de sonhos. O início do fascismo na Itália, na década de 30, também é retratado. A trilha sonora é de Nino Rota.

DISCOS
Foto: Divulgação

Chamber Music Society, Esperanza Spalding - Para quem imaginava ver a estrela adolescente Justin Bieber faturar o Grammy 2011 na categoria revelação, se surpreendeu com a vitória da cantora, contrabaixista e compositora Esperanza Spalding. A artista de cabelos volumosos e chamativos se destaca ao mesclar jazz, rap, erudito e ritmos latinos. A música brasileira está presente na musicalidade da jovem de 26 anos, que tem no seu álbum uma releitura de Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Grande Presença, Acústicos & Valvulados - O disco marca o retorno da banda gaúcha em grande estilo. O sexteto, mais maduro, apresenta um rock leve e agitado, inspirado nos anos 60. Ao contrário da tendência mundial, o grupo abre mão da assepsia da tecnologia e aposta em uma sonoridade mais orgânica.

Different Gear, Still Speeding, Beady Eye - O disco recém saído do forno (lançamento dia 28 de fevereiro) é uma boa notícia para os órfãos dos ingleses do Oasis. Na prática, a Beady Eye conta com o mesmo time, apenas sem o guitarrista Noel Gallagher. O álbum de estreia tem o rock típico da Grã-Bretanha e claramente inspirado em grupos como Beatles e The Who. O título do álbum (Máquina Diferente, Ainda Acelerando) deixa claro: o nome é outro, mas a banda mantém o mesmo estilo.

PASSEIO
Foto: Divulgação

Baite Della Luna - Recanto localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul, a Baite Della Luna é opção para um período de descanso em meio à natureza. O local fica na região de Maquiné, 150km de Porto Alegre. A pousada é garantia de distância dos carros com música alta.

Morada dos Canyons - Na Serra, a fronteira entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina é um belo cenário onde a natureza mostra toda a sua grandiosidade. Próximo dos Aparados da Serra e da Serra Geral fica a Morada dos Canyons, belo local para um passeio em meio à exuberância verde.

Caminho das Uvas e das Águas - O estabelecimento engloba as comunidades de Val de Buia e Val Feltrina, fazendo parte da Rota Turística e Gastronômica Santa Maria - Silveira Martins. Seu principal objetivo é proporcionar um contato maior com a natureza e cultura locais, esta última marcada pela influência dos descendentes de italianos que povoam a região.

Atualizado em 27 Fev 2014.