Guia da Semana

Tanto se fala de mobilidade urbana, mas o que realmente está sendo feito? No Brasil, diariamente vemos vários projetos que, em alguns casos, saem do papel e viram realidade. Mas se você tem alguma coisa em mente, como fazer com que as pessoas te ouçam?

+ Saiba quais são os coletivos que atuam em São Paulo
+ Pedestres de Sampa, uní-vos!

Para incentivar a população, não só no Brasil mas no mundo, a Conferência Internacional Cidade Inovadoras, que acontece entre os dias 7 e 9 de maio, na Universidade Positivo, em Curitiba, abriu espaço para que qualquer pessoa possa expor a sua ideia para que investidores interessados possam ajudar.

O evento, que começou com duas edições, em 2010 e 2011, teve sequência como Fórum Internacional iCities em 2012 e 2013. “Em 2014, é a CICI mais Fórum iCities, que é um somatório desse esforço, tanto de conferência como fórum de duas edições anteriores”, conta Sandro Nelson Vieira, presidente do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, que promove a CICI.

É a primeira vez que a CICI convida cidadãos do Brasil e do mundo para enviar o sua ideia. “O que nós estamos propondo são ideias inovadoras, que podem ser tanto individuais quanto em um grupo de até quatro pessoas. Você entra no site, preenche um formulário de inscrição de ideia e, à partir daí, elas passam por uma curadoria, por um processo de mentoria e depois são colocadas na conferência em um espaço de co-criação”, explica Sandro.

A última etapa é apresentar essa ideia na conferência “para todos os participantes e para um público previamente selecionado, principalmente investidores e gestores públicos. Então, o âmbito da conferência não pode se responsabilizar que essa ideia será efetivamente aplicada, o nosso processo é de aproximação entre o capital intelectual e o capital relacional”, observa.

Se é um investidor ou tem alguma ideia e acredita que ela pode ser realizada, acesse o site da CICI e envie a sua proposta até 31 de março. Fique por dentro dos temas abordados na Conferência Internacional Cidade Inovadoras na figura (abaixo).

Por Juliana Andrade

Atualizado em 18 Mar 2014.