Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Confira a programação dos transportes no Carnaval

Publicação: quarta, 18 de fevereiro de 2009.

As empresas do sistema de transporte metropolitano de São Paulo - CPTM, Metrô e EMTU - prepararam uma operação especial de carnaval  que funcionará a partir da próxima sexta-feira.


Para facilitar o deslocamento dos foliões para o Sambódromo do Anhembi, a EMTU criou duas linha gratuitas de 40 micro-ônibus ao todo para fazer o transporte a partir das estações Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tietê. Para utilizar o serviço, basta apenas retirar as senhas distribuídas pelos agentes da CPTM e do Metrô nas linhas de bloqueio.


Já a frota de ônibus metropolitanos será reduzida em 70% no sábado e 50% no domingo. Na segunda-feira, as linhas 284, 285, 286, 287, 288, 289, 290 e 376 circularão normalmente, enquanto que na terça-feira, a quantidade de carros será a mesma do sábado.


Os serviços de Ponte Orca funcionarão com frota reduzida apenas na segunda-feira. No caso dos veículos que atendem à Estação Cidade Universitária, a frota será de 15 ônibus. No entanto, a linha não funcionará na terça-feira.


Quanto ao metrô, na sexta-feira, a Linha Azul terá 41 trens em circulação pela manhã e 42 de tarde. Já a Verde terá 15 veículos no pico dos períodos matutino e vespertino, enquanto que a Vermelha terá um aumento de 26 viagens. Na Lilás, haverá cinco trens durante os horários de maior movimento.


No fim de semana a programação será normal, enquanto que, na segunda-feira, haverá aumento no número de viagens: na Linha Azul serão 698, na Verde, 455, na Vermelha serão 532 e na Lilás, 284. Na terça, a circulação dos trens será igual a de um domingo normal (40% da frota útil).


Nos trens, as linha Rubi, Diamante, Esmeralda, Turquesa, Coral e Safira terão um esquema especial também.


No fim de semana, os intervalos não terão alterações. A operação na segunda-feira será igual a de um sábado, com intervalos  entre 10 e 12 minutos. Já na terça, a circulação será idêntica a dos domingos, com os horários de partidas dos trens entre 12 e 15 minutos.


Já na quarta-feira de cinzas, os trens circularão com intervalos entre 10 e 12 minutos pela manhã. No horário de pico da tarde, a CPTM retoma a programação normal dos dias úteis, com intervalos entre 6 e 8 minutos.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo