Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Confira a programação dos transportes no Carnaval

Publicação: quarta, 18 de fevereiro de 2009.

As empresas do sistema de transporte metropolitano de São Paulo - CPTM, Metrô e EMTU - prepararam uma operação especial de carnaval que funcionará a partir da próxima sexta-feira.


Para facilitar o deslocamento dos foliões para o Sambódromo do Anhembi, a EMTU criou duas linha gratuitas de 40 micro-ônibus ao todo para fazer o transporte a partir das estações Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tietê. Para utilizar o serviço, basta apenas retirar as senhas distribuídas pelos agentes da CPTM e do Metrô nas linhas de bloqueio.


Já a frota de ônibus metropolitanos será reduzida em 70% no sábado e 50% no domingo. Na segunda-feira, as linhas 284, 285, 286, 287, 288, 289, 290 e 376 circularão normalmente, enquanto que na terça-feira, a quantidade de carros será a mesma do sábado.


Os serviços de Ponte Orca funcionarão com frota reduzida apenas na segunda-feira. No caso dos veículos que atendem à Estação Cidade Universitária, a frota será de 15 ônibus. No entanto, a linha não funcionará na terça-feira.


Quanto ao metrô, na sexta-feira, a Linha Azul terá 41 trens em circulação pela manhã e 42 de tarde. Já a Verde terá 15 veículos no pico dos períodos matutino e vespertino, enquanto que a Vermelha terá um aumento de 26 viagens. Na Lilás, haverá cinco trens durante os horários de maior movimento.


No fim de semana a programação será normal, enquanto que, na segunda-feira, haverá aumento no número de viagens: na Linha Azul serão 698, na Verde, 455, na Vermelha serão 532 e na Lilás, 284. Na terça, a circulação dos trens será igual a de um domingo normal (40% da frota útil).


Nos trens, as linha Rubi, Diamante, Esmeralda, Turquesa, Coral e Safira terão um esquema especial também.


No fim de semana, os intervalos não terão alterações. A operação na segunda-feira será igual a de um sábado, com intervalos entre 10 e 12 minutos. Já na terça, a circulação será idêntica a dos domingos, com os horários de partidas dos trens entre 12 e 15 minutos.


Já na quarta-feira de cinzas, os trens circularão com intervalos entre 10 e 12 minutos pela manhã. No horário de pico da tarde, a CPTM retoma a programação normal dos dias úteis, com intervalos entre 6 e 8 minutos.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens