Guia da Semana

A exótica e charmosa ilha de Zanzibar é formada por duas ilhas maiores, Unguja e Pemba, além de outras 25 micro praias que compõe o arquipélago. Hoje faz parte do território da Tanzânia, mas possui um governo independente, capital própria – como se fosse um país – e um povo bem miscigenado. Os africanos e os persas dominam, mas também há árabes, indianos e paquistaneses no local. Foi lá que o ícone da música pop Freddie Mercury nasceu.

Zanzibar provém de Zinj ib Bar que significa “terra de negros”, muito em função da época de comercialização de escravos, no século 19. Na antiguidade, a terra era ponto de comércio e já foi parte do império português.

Conheça mais detalhes sobre o paraíso:

As lindas praias

A praia de areia branquinha e água azul turquesa é banhada pelo Oceano Índico. Ótima para o mergulho e para ver de perto a vida marinha, a maioria das praias são sossegadas e ótimas para descansar. Um exemplo é Mangapwani e Matenwe. A praia mais habitada é Nungwi, que tem até vida noturna e é possível praticar esportes aquáticos.

Zanzibar

Recepção

Assim como a maioria dos povos de lugares mais simples, a população é extremamente receptiva e adora se aproximar dos turistas. Mas fique atento, pois muitos insistem em pedir coisas ou querem vender.

Povo de zanzibar

Gastronomia e comércio

Visitar os mercadinhos de rua da ilha é obrigação. São muitos espalhados pelas ruas, uns mais bonitos, outros decadentes. Frutas, verduras e as famosas especiarias são encontradas, como noz-moscada, pimentas, banana, açafrão, cravo e outras que você provavelmente nunca ouviu falar! Os restaurantes não são tão chiques, mas os pratos de tendência árabe-indiana são diferentes devido ao mix de temperos. Alguns indicados: Cafe at Emerson Spice, The Passing Show, Lazuli e Ocean Restaurant.

Especiarias de Zanzibar

Locais pra visitar

O povo de Zanzibar é muito religioso, mas há divergências entre o islamismo e o cristianismo, que sofre muita pressão dos radicais islâmicos. Mesmo assim, as poucas igrejas (25 no total) são alguns dos lugares indicados para visitar, como a Catedral de São José e a Igreja Anglicana Catedral de Cristo. A Casa dos Sonhos, um prédio altíssimo, e as ruínas do Forte Árabe são outros dois locais que os turistas costuma visitar.

The Old Dispensary

Terra de Freddie Mercury

Essa é uma curiosidade sobre o lendário cantor da banda Queen. Por ser radicado na Inglaterra, muitas pessoas pensam que o artista era britânico, mas ele é de Zanzibar. Seus pais eram de origem indiana e seu real nome é Farrokh Bulsara. O cantor se mudou para a Inglaterra aos 18 anos. A casa de infância de Freddie virou um bar temático, mas nada muito atraente.

Freddie Mercury

Economia

A grande parte da economia de Zanzibar concentra-se no turismo e na agricultura. Não é à toa que é conhecida como a “ilha das especiarias”. Além disso, a indústria e o comércio influenciam na economia.

Reservas florestais

Zanzibar é dono de uma das vegetações mais bonitas do planeta. A reserva florestal de Jozani fica na parte central da ilha e contém diversos tipos de animais. É possível ver mais de 40 espécies diferentes de aves e borboletas e diversos tipos de árvores.

Jozani

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 16 Abr 2015.