Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Apaixone-se: 6 motivos para conhecer Inhotim em Minas Gerais

Museu abriga esculturas gigantes onde o visitante pode interagir com elas em meio à natureza!.

Foto: Shutterstock

Inhotim, a cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte, é um daqueles lugares que todo mundo precisa conhecer antes de morrer. Idealizado em meados da década de 1980, transformou-se com o tempo, sendo considerado um dos maiores museu a céu aberto do mundo.

A melhor parte é que o ponto turístico foge dos museus tradicionais, já que, inseridas em meio à natureza, as imensas esculturas interagem com o público. Ou seja, é o roteiro certo para quem quer explorar a arte de uma maneira diferente e de quebra conhecer um dos lugares mais bacanas de Minas Gerais.

Pensando nisso, reunimos alguns motivos pelos quais você precisa conhecer Inhotim. Confira abaixo:
 

1) SÃO MAIS DE 500 OBRAS DE ARTE


Foto: Shutterstock

Se Inhotim pode ser descrito em apenas uma palavra, esta certamente é grandiosidade. O tamanho do instituto é algo a se considerar: são mais de 700 hectares de muito verde, onde estão dispostas mais de 500 obras de arte. Não é à toa que é indicado reservar dois dias no mínimo para conhecer o espaço inteiro – carrinhos são disponibilizados por um valor à parte para ajudar os visitantes na longa caminhada.
 

2) É UM MUSEU INTERATIVO


Foto: Paulo Nabas/Shutterstock

Uma das coisas mais bacanas de Inhotim é que o visitante consegue interagir com as obras, que são dispostas em seus jardins. Dessa forma, não é preciso entender de história e de grandes artistas para compreender o contexto do que está exposto. De maneira fácil e interativa, o museu leva o visitante para dentro (literalmente) da arte. 
 

3) TEM UM PAISAGISMO ÚNICO


Foto: Shutterstock

Quem gosta de natureza vai se sentir em casa ao visitar os jardins de Inhotim. Cada lugar reserva uma paisagem diferente e de tirar o fôlego. Parte desse mérito se dá aos paisagistas que, ao longo dos anos, dedicaram seus esforços para transformar o local em um dos museus mais bonitos do mundo. Burle Max começou o projeto logo no início do Instituto e diversos outros nomes seguiram seus passos para chegar ao resultado final: lindo e surpreendente.
 

4) DESPERTA A CURIOSIDADE 


Foto: Paulo Nabas/Shutterstock

Mesmo aqueles que não entendem muito de arte (e até quem não aprecia tanto) se sentem instigados a desbravar as formas diferentes que são expostas por lá: um edifício de vidro em meio a uma montanha é, na verdade, um espaço para captar os sons da terra; uma estufa de vidro guarda um antigo trator... e por aí vai.
 

5) É UM VERDADEIRO COMPLEXO


Foto: Shutterstock

Dedique um dia inteiro para conhecer Inhotim, uma vez que o espaço é um verdadeiro complexo recheado de lugares incríveis. A dica é esticar o passeio em uma das áreas gastronômicas de lá. Ao todo são três opções com diferentes propostas: a Hamburgueria, de onde saem lanches artesanais; a Casa de Sucos, para quem procura uma refeição mais rápida; e o Restaurante Tamboril, que oferece pratos internacionais e uma experiência mais especial.
 

6) VISITAR INHOTIM É AJUDAR BRUMADINHO


Foto: Shutterstock

Inhotim está na cidade de Brumadinho, palco de uma grande tragédia envolvendo o rompimento da Barragem do Feijão, da mineradora vale. O mar de lama tomou conta da região, que está a cerca de 20 quilômetros do museu. Uma das formas de ajudar a cidade é fortalecendo sua reconstrução por meio da valorização da cultura, do turismo e das riquezas naturais de Brumadinho, por isso, vale a pena visitar Inhotim e os demais pontos turísticos da região.

Vale lembrar que foi realizada uma análise de segurança para que os turistas não tenham nenhum risco. O próprio museu criou um blog para esclarecer as principais dúvidas, clique AQUI para saber mais. 

 


Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 15 Abr 2019.

Mais notícias

7 lugares fascinantes para conhecer em Honduras

Viagens

Confira 8 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

Viagens

10 montanhas-russas ao redor do mundo que você precisa conhecer

Viagens

7 destinos perfeitos para velejar ao redor do mundo

Viagens

10 fontes espetaculares para visitar ao redor do mundo

Viagens

Conheça Rishikesh, cidade na Índia que é a capital do Yoga

Viagens