Guia da Semana
Viagens
Por Juliana Andrade

Conheça o coletivo Metanol FM

Do programa semanal em uma rádio online diretamente para as ruas de São Paulo.

Comemoração dos quatro anos do Metanol FM na Praça Victor Civita (Divlgação)

Quando você lê ou ouve o nome Metanol FM já deve pensar em uma rádio obscura da pesada e talvez nem imagina que é um coletivo que além de espalhar músicas novas via internet também promove algumas das festas mais animadas de São Paulo.

+ Conheça o coletivo Voodoohop
+ Saiba quais são os coletivos que atuam em SP

“Nosso foco principal está na disseminação de sonoridades de vanguarda e no fortalecimento de uma cena musical associada aos desdobramentos da eletrônica”, explica Akin Deckard, o idealizador do projeto, que começou como rádio online em 2010 e acabou virando festa depois do sucesso do programa semanal.

Ao total, o coletivo é formado por seis pessoas, Akin e os amigos MJP, Seixlack, U-rso, Vekr e Soul One “mas procuramos contar com convidados em quase todas as nossas atividades”, conta o DJ e produtor que ainda completa que as festas do Metanol “são de livre acesso para todos, especialmente os eventos gratuitos de rua.”

O lance deu tão certo e os eventos e a rádio bombaram tanto que o grupo sairam das ruas de São Paulo em direção as outras capitais do país. “Realizamos muitas coisas através de parcerias em outras localidades do Brasil, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.”, diz Akin.

Com o coletivo levando tanta gente pra rua e movimentando a cena musical da cidade, o Metanol foi convidado pela Secretaria Municipal de Cultura para participar do Mês da Cultura Independente e que além de dar certo foi um dos momentos mais emocionantes pros integrantes.

“Foi um dos eventos com maior número de público e, inevitavelmente, um dos mais difíceis de se realizar. A resposta das pessoas para este dia memorável foi muito especial, especialmente por conta de estarmos completando 4 anos de existência na ocasião. Isso nos ajudou a entender um pouco melhor a dimensão e relevância daquilo que fazemos. Música é algo poderoso e essencial, e fazer o que se acredita não tem preço”, conta o produtor.

Para ouvir o programa semanal acesse metanol.fm


Por Juliana Andrade

Atualizado em 10 Mar 2014.

Mais notícias

Parque da Cerveja Campos do Jordão tem mirante com vista 180° da Serra da Mantiqueira, saiba tudo!

Viagens

Projeto de crowdfunding quer ajudar o povo Kuikuro a trazer de volta o Kuarup; saiba tudo!

Viagens

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens