Guia da Semana

O brasileiro não tem do que reclamar: são inúmeros paraísos verdes espalhados pelo nosso país que oferecem uma grande opção de roteiros para quem quer curtir momentos inesquecíveis. O Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, é uma dessas áreas incríveis que todo apaixonado pela natureza tem que conhecer.

Localizado na Serra da Mantiqueira, próximo a divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, o lugar encanta por sua diversidade de atrações e por sua beleza sem igual. O Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer por lá.

Confira abaixo o que fazer no Parque Nacional do Itatiaia:

O PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA


Foto: Shutterstock

O Parque Nacional do Itatiaia é considerado um dos maiores parques nacionais do Brasil. O espaço ocupa uma área de mais de 30 mil hectares, passando pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais. Por conta de seu tamanho, seu espaço foi dividido em duas partes: a Parte Baixa e a Parte Alta.

Fundado em 14 de junho de 1937 por Getúlio Vargas, o espaço abrigava tribos indígenas bem antes de virar Parque Nacional. Hoje em dia, o turista consegue ter acesso a trilhas dos mais diferentes níveis, cachoeiras, montanhas e, claro, curtir o clima que só a serra oferece.

PARTE ALTA


Foto: Shutterstock

A Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia é formada, basicamente, por montanhas e trilhas que levam a lugares bem altos. Por isso, é indicado para aqueles que curtem fazer escalada e acampar em meio à natureza.

Uma das grandes atrações dessa área do parque é o Pico Agulha Negras, o quinto ponto mais alto do Brasil. A trilha de 11 quilômetros que leva até a atração é marcada por muita aventura. Para quem se interessa em chegar ao alto da montanha, ainda há uma escalada.

Como são mais de 2700 metros de altura, a aventura é indicada para quem já tem prática em escalada. Além disso, também é indicado contratar um guia turístico ou formar um grupo de aventureiros para embarcar junto nessa missão. A recompensa não poderia ser melhor: uma visão única, em 360 graus, das serras próximas à Itatiaia. Por conta das grandes dificuldades, esses grupos decidem, muitas vezes, acampar dentro do Parque, em áreas específicas para o camping.

PARTE BAIXA


Foto: Shutterstock

A Parte Baixa do Parque do Itatiaia é indicada para quem quer se refrescar em meio às cachoeiras da região - e que são muitas por sinal. Indicada para todos os turistas, as trilhas que levam às quedas d'agua geralmente possuem dois quilômetros de extensão, ou seja, é uma aventura mais leve.

Uma das grandes atrações da parte baixa é a Cachoeira do Maromba, que está dentro de Visconde de Mauá. Trata-se de uma piscina natural com águas esverdeadas, com poço para banho e uma pequena queda d'agua. É um passeio indicado para toda a família, pois fica próximo ao vilarejo, facilitando a hospedagem e infraestrutura. Nessa parte do parque é proibido acampar, por isso, indica-se ficar hospedado em algumas das cidades próximas às atrações.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 13 Jun 2019.