Guia da Semana

Conhecer templos budistas em São Paulo é uma ótima opção de passeio curtinho para quem gosta de descobrir lugar diferente e, de quebra, relaxar. Nesses espaços, a paz e a harmonia comandam em absoluto, ou seja, destino perfeito para quem quer fugir da rotina e dos problemas.

Além das incríveis arquiteturas e jardins, esses templos possuem uma vasta programação de atividades, como yoga, meditação e preceitos básicos do budismo. Um desses lugares é o Templo Kadampa, na cidade de Cabreúva, em São Paulo.

O Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa saber sobre o local:

CENTRO DE MEDITAÇÃO KADAMPA


Foto: Reprodução/Instagram @cmkbrasil Foto 1 | Foto 2


O Centro de Meditação Kadampa Brasil possui várias filiais espalhadas por São Paulo, mas sua sede fica na cidade de Cabreúva, a 80 km da capital. Por lá, existem diversas atividades gratuitas e abertas ao público, especialmente para quem quer conhecer melhor as práticas budistas.

O visitante pode curtir o passeio bate e volta e aproveitar a programação do espaço que é bem vasta. Festas, celebrações, retiros espirituais, cursos, aulas de yoga e meditação são algumas das opções oferecidas. Vale lembrar que a entrada é gratuita e o visitante só paga o que consumir ou se optar por fazer alguma atividade.

CONHECER O TEMPLO

O lugar é o terceiro Templo Budista Kadampa com arquitetura tradicional do mundo, construído como parte do Projeto Internacional dos Templos, sendo o maior de todos. A arquitetura do Templo, seu simbolismo e sua arte original conferem uma beleza que acalma e tem um profundo significado espiritual.

VISITAR OS JARDINS

Na área de acesso entre a guarita de entrada e o Templo estão as Três Praças de Meditação com os Jardins. Nesta área são realizadas atividades como as Meditações no Jardim e, nos demais horários, o acesso é livre para desfrutar a paisagem. A manutenção destes jardins é mantida através de trabalho voluntário e doações.

CAFETERIA

Atrás do Templo está a Cafeteria, espaço que tem vista para o próprio Templo e para a Serra do Japi. Ali, é possível desfrutar de bebidas quentes e frias, doces e salgados.

COMO VISITAR


Foto: Reprodução/Instagram @cmkbrasil Foto 1 | Foto 2


As visitas ao Centro de Meditação Kadampa é feita apenas durante os finais de semana e feriados, das 13h às 17h, sendo que o horário limite de entrada é as 16h30. Com visita gratuita, o espaço oferece uma programação especial aos visitantes, que conta com visita monitorada, meditação e prece pela paz.

A participação do "cronograma" não é obrigatória, mas para quem deseja ter uma experiência guiada, é válido participar. O Templo de Cabreúva não é apenas um ponto turístico importante, mas também um lugar para quem deseja ter um pouco de paz e sossego diante da correria do dia-a-dia.

Não é necessário agendar a visita individual, mas se o passeio for realizado em grupo, aí é necessário acomodar as visitas durante a semana, com agendamento prévio – geralmente escolas, grupos ou associações optam por esse modelo. Neste caso, basta escrever para o e-mail [email protected].

AQUI você encontra o calendário com as atividades. É indicado olhar o site do espaço antes de visitar o local, uma vez que pode ocorrer alguma mudança sem aviso prévio.

ORIENTAÇÕES GERAIS


Foto: Reprodução/Instagram @cmkbrasil Foto 1 | Foto 2


Durante a visita, algumas normas básicas de convivência são exigidas, uma vez que o local é um espaço de meditação e silêncio. Muitas pessoas ainda confundem os templos com atrações turísticas, deixando de lado sua verdadeira função.

Dessa forma, as vestimentas devem respeitar o espaço – é permitido bermuda, mas é proibido roupas de banho e ficar sem camiseta. O consumo de cigarros e álcool não é permitido em qualquer parte da propriedade, assim como alimentos derivados de carne (vermelha, aves, peixes, frios e salgadinhos com estes ingredientes).

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 19 Nov 2019.