Guia da Semana

Com seus mais de 1600 km de extensão, a Estrada Real — a maior rota turística do Brasil — é um prato cheio para quem busca diversão, boa gastronomia ou apenas um tempo fora da correria da cidade. E com tantas opções, nada como um bom guia para ajudar a escolher aquela que pode ser a sua melhor pedida.

Caminhos do passado

Criada para ajudar no escoamento do ouro de Minas para o litoral do Rio de Janeiro no século XVIII, a Estrada Real inicialmente ligava a cidade de Ouro Preto até a paradisíaca Paraty através daquele que hoje chamamos de Caminho Velho. Alguns anos depois a coroa portuguesa achou prudente planejar outra via, e foi aí que surgiu o Caminho Novo, responsável por conectar a antiga Villa Rica até Porto Estrela, cidade pertencente a região de Vila da Estrela no interior carioca.

Durante este meio tempo em Minas surgiu o Caminho do Sabarabuçu, cortando as montanhas entre Cocais e Glaura. Mais tarde, quando os diamantes começaram a ter grande importância na economia nacional, foi a vez de pensar em como levá-los da cidade Diamantina — que foi nomeada com este trocadilho graças ao gigantesco volume de preciosas encontradas por lá no começo do século XVIII — até os portos do Rio. Para isso foi criado o Caminho dos Diamantes, um belíssimo trecho que liga o antigo Arraial do Tejuco até Ouro Preto.

Quando e como viajar para a Estrada Real

Conferir de perto toda esta história é muito fácil. Por ser bem sinalizada e conter várias opções de estadia e alimentação, a Estrada Real pode ser percorrida tanto com automóveis, quanto a cavalo, a pé ou de bike (desde que seja feito um bom planejamento antes da viagem). A dica para quem optar por ir a pé é fazer uma média de 15km por dia, conseguindo assim descansar e aproveitar melhor a experiência. Para os adeptos da magrela, 50km por dia são o suficiente para pedalar numa boa e ainda relaxar em alguma das cachoeiras que existem pelo percurso.

Aqueles que tem apenas o fim de semana ou o feriado para curtir a Estrada podem fazer isso em qualquer época do ano. Já os que tem um pouco mais de tempo e querem desbravar um dos caminhos (ou todos) por completo, é legal separar o período do inverno — e sua pouca chance de chuva — para atravessar os trajetos.

Alguns dos lugares que você tem que conhecer na Estrada Real

É muito difícil resumir as milhares de paisagens, pessoas e culturas que cercam os caminhos da Estrada Real, mas não dá pra negar que algumas coisas são mais imperdíveis do que outras. Por isso separamos alguns dos lugares que você não pode deixar de conhecer.

Caminho dos Diamantes

São Gonçalo do Rio das Pedras

São Gonçalo do Rio das Pedras - estrada real

33km depois da festeira Diamantina e a 5 da pacata Milho Verde, São Gonçalo tem como grande atrativo o Parque Estadual do Rio Preto com suas cachoeiras, piscinas naturais e possibilidade de prática de rapel, rafting, cachoeirismo e tirolesa.

Itambé do Mato Dentro / Cabeça de Boi

Itambém do Mato Dentro / Cabeça de Boi

Com uma infinidade de cachoeiras, Itambé do Mato Dentro é uma excelente ideia para quem tem apenas um fim de semana para rumar para a Estrada Real. E se você for pra lá, aproveite também para conhecer o pequeno e amistoso vilarejo de Cabeça de Boi, a 10km de distância da cidade.

Só tente evitar fazer isso nos feriados prolongados, época em que o povoado costuma ficar lotado.

Senhora do Carmo / Serra dos Alves

Cravada entre Itambé do Mato Dentro e Ipoema, Senhora do Carmo é um pequeno distrito de Itabira que serve de porta de entrada para quem vem pela Estrada Real e deseja chegar até o luxuoso povoado de Serra dos Alves de clima agradável e várias pousadas e cachoeiras.

Sabarabuçu

Caeté

Próxima de Belo Horizonte, a cidade de Caeté tem como grande chamativo a famosa Serra da Piedade e seu Observatório Astronômico Frei Rosário, da UFMG, que é aberto ao público no primeiro sábado de cada mês.

Caminho Velho

São Bartolomeu

Colada com Ouro Preto fica a antiga São Bartolomeu, localidade famosa pelo seu doce de Goiaba e por sua Floresta Estadual do Uaimii, que conta com boa infraestrutura para visitantes que procuram tranquilidade e contato com a natureza.

Lagoa Dourada

Conhecida nacionalmente por seu rocambole, Lagoa Dourada é um doce de cidade. Bem arborizada e simpática ela ainda conta com uma vista maravilhosa para toda a serra que a cerca.

Tiradentes / Bichinho

Com vários festivais (dos de cinema aos de gastronomia) ao longo do ano, Tiradentes é uma das mais charmosas cidades do interior de Minas. E, de quebra, ainda conta com o curioso distrito de Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho, onde seus ateliês de artesanato cuidam de enfeitar toda a região.

Caminho Novo

Lavras Novas

Antigo destino de jipeiros, Lavras Novas é hoje um dos mais badalados distritos de Ouro Preto. Com asfalto até a porta das pousadas e bares, a bucólica cidade tem fácil acesso e uma boa quantidade de pousadas e hotéis, acostumados a acolher casais em busca de um fim de semana romântico.

Petrópolis / Serra dos Órgãos

Um dos destinos mais requintados da Estrada Real, Petrópolis agrada tanto a quem está atrás de descanso, quanto entretenimento. De imediato os visitantes podem procurar o Museu Casa de Santos Dumont para saber mais sobre o pai da aviação e, se quiserem deixar de lado toda a gastronomia e estilo dos parques e praças, percorrer alguma das trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, área que liga os municípios de Petrópolis e Teresópolis.

Agora com todas estas dicas, basta tirar um tempo para conhecer um dos trajetos da Estrada Real. Já conhece alguma? Compartilhe como foi a sua experiência!

Atualizado em 19 Mai 2015.