Guia da Semana

Muitos movimentos culturais e sociais nascem com o intuito de juntar pessoas com objetivos em comum para mobilizar a população para defender algo em que acreditam ou lutar pelo que é seu de direito, e os coletivos, espalhados por todo o Brasil, são algumas dessas ferramentas.

+ Associação cultural em São Paulo busca parceiros para novos projetos
+ Conheça o projeto musical F82 do DJ e produtor Flavio Romão
+ Como montar um bloco de Carnaval

A iniciativa desses coletivos acabam sendo responsáveis por muitos avanços importantes na sociedade, que vão desde da urbanização da cidade até a busca pela transparência na política e nas informações noticiadas por grandes veículos de comunicação.

Como existem muitos desses grupos por aí, mapeamos alguns do coletivos que são dos mais expressivos em São Paulo e que conseguiram de alguma forma mudar o dia a dia na cidade, seja através da arte, da cultura ou até do ativismo.

Arrua

Tipo: urbanização
O que é: o maior objetivo é romper as fronteiras que delimitam centro e as periferias. Para isso, o Arrua corre atrás de um espaço democrático buscando reinventar a cidade.
Desde quando: 2012
Quem são: Barbara Lopes, Bruno Scatena, Everton Rodrigues, Clara Castellano e Larissa Silva
Onde estão: facebook.com/coletivo.arrua

Baixo Centro

Tipo: urbanização
O que é: começou com um evento financiado por crowdfunding com a finalidade de promover o encontro das pessoas na rua e assim resgatá-la como espaço comum.
Desde quando: 2011
Quem são: ----------
Onde estão: facebook.com/BaixoCentro

Coletivo Metanol FM

Tipo: música
O que é: rádio online independente que sai pras ruas de São Paulo levando a nova cena da música eletrônica e contemporânea. A ideia do coletivo é movimentar e democratizar o gênero musical.
Desde quando: 2008
Quem são: Akin, MJP, Oh! Mussi, Seixlack, Soul One, U-rso e Vekr.
Onde estão: metanol.fm

Coletivo Negro

Tipo: social
O que é: o grupo se caracteriza pela pesquisa cênico-poético-racial e luta pela visibilidade social a fim de investigar o imaginário construído em relação ao negro brasileiro.
Desde quando: 2008
Quem são: Jé Oliveira, Jefferson Matias, Aysha Nascimento, Raphael Garcia, Thaís Dias e Flávio Rodrigues.
Onde estão: facebook.com/coletivo.negro.9

Fora do Eixo

Tipo: cultural
O que é: uma rede de coletivos colaborativa espalhadas por mais de 200 pontos do Brasil. Tudo começou com produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul com o intuito de estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção.
Desde quando: 2005
Quem são: ----------
Onde estão: facebook.com/foradoeixo

Marginaliaria

Tipo: social
O que é: produtores culturais de São Miguel Paulista que desenvolvem projetos colaborativos relacionados a poesia musicada para a democratização e acesso da cultura na periferias.
Desde quando: 2010
Quem são: ----------
Onde estão: facebook.com/marginaliaria

Matilha Cultural

Tipo: social
O que é: centro cultural sem fins lucrativos que apoia iniciativas sócio-ambientais do Brasil e do mundo, além de e promover atividades culturais e programações com debates, palestras e oficinas.
Desde quando: 2009
Quem são: ----------
Onde estão: matilhacultural.com.br

Mídia Ninja

Tipo: ativismo
O que é: um dos braços do Fora do Eixo, o grupo busca uma alternativa à imprensa tradicional. eles ficaram mais conhecidos em 2013 com transmissões de vídeo em tempo real através da Internet.
Desde quando: 2011
Quem são: ----------
Onde estão: facebook.com/midiaNINJA

Ocupe a Mídia

Tipo: ativismo
O que é: um movimento pela democratização da comunicação que qualquer pessoa pode participar. A ação ficou conhecia durante as manifestações em 2013, mas ainda luta contra a mídia tradicional
Desde quando: 2013
Quem são: ----------
Onde estão: ocupeamidia.noblogs.org

Ocupeacidade

Tipo: urbanização
O que é: a proposta é realizar intervenções urbanas (artistas ou não) unindo pessoas interessadas em produzir coletivamente ações artísticas na cidade. O grupo é aberto, então é só propor a sua ideia e mandar bala.
Desde quando: 2006
Quem são: ----------
Onde estão: facebook.com/ocupeacidade

Ônibus Hacker

Tipo: político
O que é: um ônibus que sai pelas cidades brasileiras lutando pela transparência de informação e por novas formas de fazer política. O grupo também promove workshops para membros das comunidades por onde passam.
Desde quando: 2009
Quem são: ----------
Onde estão: onibushacker.org

Opni

Tipo: arte
O que é: jovens da periferia que desde 1977 vem trazendo a arte do grafite para as ruas de São Paulo. A ideia é explorar novas técnicas e retratar os problemas da sociedade de forma poética. Eles também revitalizam as fachadas das casas e comércios no bairro São Mateus.
Desde quando: 1977
Quem são: ----------
Onde estão: facebook.com/grupoopni

SampaPé

Tipo: urbanização
O que é: estimula os habitantes a deixarem o carro em casa e sai por aí desbravando a cidade com a sola do pé. Com passeios temáticos por São Paulo o grupo promove a cultura, a história e o bem estar social.
Desde quando: 2012
Quem são: ----------
Onde estão: facebook.com/sampape.sp

Voodoohop


Tipo: urbanização
O que é: o coletivo se apropria do centro de São Paulo levando intervenções artísticas e musicais com clima “hedonista” por onde passam. A ideia é trazer a vida noturna, programação cultural e revitalizar as áreas abandonadas da cidade.
Desde quando: 2009
Quem são: Thomas Haferlach, Pitas Uchoa, Laurence Triller e Piero Chiretti.
Onde estão: voodoohop.com

Por Juliana Andrade

Atualizado em 18 Mar 2014.