Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Consolação e Santa Cecília

Esquecidos por algum tempo, os dois bairros ganham nova vida com a implantação de empreendimentos residenciais.

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Rua Augusta


Região histórica e cultural da capital paulista, os bairros Consolação e Santa Cecília possuem grandes casarões da década de 30, monumentos, teatros, faculdades e igrejas. Os distritos têm origem no caminho que fazia ligação com a Estrada para Sorocaba. No local já havia uma pequena capela, que ajudava viajantes. Foi só a partir do início do século XX, com os barões do café, que os dois bairros começaram a se desenvolver.

Nos limites de Santa Cecília surgiram os primeiros loteamentos de alto padrão da cidade. A Consolação, que também abriga o Higienópolis e o Pacaembu, se transformou em reduto de intelectuais e suas universidades. A partir da década de 30, os dois bairros sofreram com a falência dos cafeicultores e muitos casarões e mansões foram demolidos, cedendo espaço para apartamentos.

Em 1970, o centro da cidade começou a ser esvaziado pelas empresas que montaram seus escritórios na Avenida Paulista. A construção do Elevado Presidente Costa e Silva também contribuiu para a decadência da região. Hoje os empreendimentos imobiliários tomaram conta dos dois distritos, que estão em crescente ascensão.

Onde passear

Caminhado pelas ruas dos dois bairros é possível ver árvores e calçadas largas, características do inicio do século 20, mas não há quase áreas verdes por ali. Sendo assim, as famílias têm nos monumentos os locais para passear e aprender com a história da cidade.

Por volta de 1854, a igreja católica e o poder público discutiram pelos altos preços cobrados para os sepultamentos, que eram feitos no terreno ao lado da paróquia. Daí surgiu a idéia de construir uma necrópole municipal, o Cemitério da Consolação.

Os amantes da arte sacra podem visitar a Igreja Nossa Senhora da Consolação, que é um prato cheio. A parte cultural está na Passagem Literária e a diversão está nas salas de cinema e teatro do Shopping Frei Caneca.

Onde comer

Quem pensa que o centro de São Paulo não tem bons restaurantes e cardápio variado engana-se. A cozinha que predomina na região é a brasileira. Desde os vatapás e carurus da Bahia, no Rota do Acarajé, passando pelas galinhadas mineiras do Frango com Tudo, até os pratos variados do Tordesilhas. Os diversos tipos de carne estão no El Tranvía e no Sujinho.

Se você é daqueles gosta de um café da manhã reforçado, com doces e lanches, vá até a Bella Paulista. E, se a pedida for uma gastronomia mais elaborada, o Boutique Bistrô e o C´d´oro servem cozidos, massas banhadas em molhos e couscous marroquino.

Onde comprar

Na Consolação, as melhores ruas para fazer compras (roupas e acessórios) são a Augusta e as alamedas que passam por ela. Os objetos de decoração estão na Rua Bela Cintra. Bancos e serviços diversos, na Rua da Consolação.

Para fazer compras na Santa Cecília a Avenida Angélica, a Rua Rosa e Silva e a Alameda Barros são as melhores opções. Por ali você encontra bancos, serviços, lojas femininas e infantis, além de farmácias e consultórios médicos.

Confira os serviços que a Consolação possui!

Confira os serviços que a Santa Cecília possui!


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo