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Turismo
Por Redação Guia da Semana

Consuma com moderação

Conheça algumas dicas de alimentação para garantir um dia sem problemas enquanto se diverte.

Fotos: Getty Images

Seja deslizando em um tobogã ou descendo a montanha-russa, os parques temáticos são um dos programas mais cobiçados da criançada (e de muitos adultos). Mas haja saúde para enfrentar o passeio. O estômago dos visitantes, bombardeado por batata-frita, hambúrguer e refrigerante, que o diga. Junte a essa equação horas em pé, sol na cabeça e brinquedos rodopiantes em alta velocidade. O resultado pode não ser dos melhores...

Embora os parques ofereçam diversas opções de alimentos, a balança entre fast food gordurosos e refeições saudáveis quase sempre é desproporcional. Sem contar que um milk-shake de chocolate é muito mais atrativo do que um suco de tomate com aipo, por exemplo. Mas existem boas maneiras de evitar que algumas horas de diversão não terminem em dias no banheiro (ou até no hospital, na pior das hipóteses). Pensando nisso, o Guia da Semana consultou a nutricionista Samantha Enande, que elaborou as dicas que você confere abaixo, para cuidar da saúde durante um dia divertido no parque, levando para casa apenas lembranças agradáveis

Fotos: Getty Images

 Negocie:
Guloseimas são inevitáveis. Para amenizar a comilança, é aconselhável combinar alimentos que minimizem os danos. O popular trio de hambúrguer, batata frita e refrigerante, pode ser trocado por hambúrguer, batatinha smile assada e um suco de frutas.

 Evite:
Por mais que dê vontade, não dá para comer todos os doces, como maçã do amor, algodão doce, chocolate e sorvete. O ideal é evitar o açúcar em excesso e escolher apenas um para se lambuzar.

 Abuse:
Beba água à vontade. Além de ser uma fonte de sais minerais, ela mantém o corpo hidratado, reduzindo os riscos de problemas de saúde.

 Não Misture:
Não misture alimentos muito gordurosos, como pastel com chocolate, batata frita com churros ou calda de caramelo, marshmallow e confeitos coloridos. No caso dos adultos, evitar comer dois carboidratos juntos, como pão e batata.

 Substitua:
Evite comer muitas frituras e doces durante o dia. A ingestão exagerada delas pode causar dores de barriga, náuseas e enxaqueca. Subsititua por frutas, bolachas sem recheio e barrinhas de cereal.

 Espere:
Respeite a digestão. Demoramos, em média, 48 horas para digerir um hambúrguer, por exemplo. Mesmo ingerindo apenas uma salada e um grelhado, o ideal é aguardar pelo menos uma hora antes de enfrentar aventuras mais radicais. Enquanto isso, curta seu tempo à beira da piscina ou em brinquedos mais tranquilos.

Colaborou:

 Samantha Enande
Tel.: (11) 3672 5911


Atualizado em 6 Set 2011.

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