Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Copacabana-Rio de Janeiro

A eterna princesinha do mar mantém a fama, oferecendo uma gama de locais para aproveitar e conhecer.

    Impossível não se emocionar com seu formato de colar a enfeitar o mar, o único no mundo. Do Forte Duque de Caxias (costão do Leme) até o Forte de Copacabana são 4,15 Km. No meio, a diversidade e agito que potencializaram a fama internacional.

    Essa mistura faz de Copacabana a praia mais democrática da cidade. Isso se reflete também na rede hoteleira no bairro instalada. Os interessados em lá se hospedar para aproveitar ao máximo uma das melhores festas de Ano Novo do mundo devem correr, pois as vagas acabam rapidamente.

    COMO CHEGAR

    Copacabana é a praia mais famosa do Rio de Janeiro. Os aeroportos Tom Jobim (também conhecido como Galeão) e Santos Dummont são as portas de entrada pelo ar da cidade. Localizado no Aterro do Flamengo, o Santos Dummont só recebe voos domésticos das cidades com as quais faz ponte aérea, como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Demais aviões nacionais e internacionais pousam no Tom Jobim, instalado no bairro da Ilha do Governador.

    Se o percurso for por terra, as principais rodovias são a BR 101 (que une a Rio - Santos até a ponte Rio-Niterói, estendendo-se em estradas menores que dão acesso ao Nordeste), a BR 040 (Rodovia Washington Luiz, ligando o Rio ao estado a Minas Gerais) e a Via Dutra (BR 116), principal acesso a São Paulo e aos estados do Sul.

    Essas estradas recebem ônibus de todo o país que têm a Rodoviária Novo Rio, recentemente reformada, como destino. Boa oferta de taxis e linhas de ônibus municipais  dão acesso ao bairro. No terminal, é possível pegar a linha Expressa 406 A e acessar a malha metro-ferroviária. Em Copacabana, utilizar as estações Cardeal Arco Verde e Siqueira Campos (linha 1 - Azul).

    NÃO DEIXE DE LEVAR

    • Um kit básico, composto por protetor solar, óculos de sol, garrafa d'água, mapa local, boné ou chapéu, é fundamental para quem não está acostumado às altas temperaturas da temporada.
    • A cidade convida todos a conhecerem suas belezas a pé ou de ônibus. Por isso, calçados confortáveis (evite os chinelos, deixando-os para os dias de praia) e roupas leves são apropriados. O estilo informal costuma ser bem recebido na maioria dos restaurantes, museus e centros culturais. No entanto, é sempre bom conferir.
    • Como em qualquer grande cidade, convém ficar atento a câmeras fotográficas, filmadoras e celulares. Os pertences eletrônicos não devem ser carregados nas mãos ou expostos sem motivo. Coloque-os dentro de uma pequena bolsa ou mochila e mantenha-a junto ao corpo. O mesmo vale para carteiras e demais objetos de valor.









    Atualizado em 6 Set 2011.

    Mais notícias

    Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

    Turismo

    Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

    Turismo

    Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

    Turismo

    Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

    Turismo

    Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

    Turismo

    5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

    Turismo