Guia da Semana

Foto: Getty Images


A Espanha é o que podemos chamar de país com alma brasileira. Talvez porque sejam festeiros ou porque os espanhóis são alegres, não sabemos ao certo. Mas é um lugar que faz qualquer turista se sentir bem.

A melhor época para viajar é durante os meses de julho e agosto, quando o sol é mais forte. Mas quem quer um clima mais ameno, os meses mais propícios são maio, junho e setembro. Agora, quem não quer perder nada desse país, em qualquer mês do ano vale a pena conhecer as belezas naturais, a gastronomia e a arte espanhola. Isso porque é o berço de Gaudi, Picasso, Goya, Velázquez e Dali. Ou seja, só esses nomes já traduzem a grandiosidade artística que espera o turista.

E ainda temos um ponto importante da Espanha que o turista não deve deixar de conhecer: o flamenco, que pode ser visto em casas de show, teatros e nas festas populares. É uma experiência fascinante, pois mostra toda a energia e alma espanhola.

A culinária é um capítulo à parte. Para petiscar com os amigos, nada melhor que as tapas, porções de lulas, presunto e queijo manchego. Mas quem tem fascínio por frutos do mar ou peixe, a Espanha é o lugar certo, pois essas iguarias estão entre as especialidades do lugar. É possível provar a paella e tábuas de frutos do mar, que incluem mariscos, lagosta, peixe, lula e polvo. Melhor ainda se for acompanhado de um bom vinho espanhol ou então de uma sangria servida na Andaluzia.

Madri, a capital espanhola, é famosa por seus bares, que ficam lotados até o amanhecer e também pela cultura. Há excelentes museus, como o Prado, que possui um dos melhores acervos de arte moderna e contemporânea do mundo. Ainda tem o Thyssen-Bornemisza, que narra a evolução da arte européia do século 13 a 20. E para os fãs de Picasso, o museu Reina Sofia abriga o famoso quadro Guernica.

Na capital, o turista pode conhecer a Puerta del Sol, praça que é o coração da cidade, e o Parque del Retiro, que é uma área verde bem no meio da cidade. Já em Barcelona, capital da catalunha, o turista ficará espantado com o seu desenvolvimento.Depois do Fórum Mundial das Culturas, em 2004, a cidade foi reurbanizada e trouxe mais de sessenta novos hotéis de três, quatro e cinco estrelas.

Também é uma cidade que encanta os turistas, tanto que muitos resolvem ficar por lá mesmo, o que a transformou em uma das cidades mais cosmopolitas da Europa. Há muitos museus em Barcelona, como o Museu Picasso, a Fundação Miró, a Fundação La Caixa, o Museu de Arte Contemporânea, entre outros. Fique atento, porque no primeiro domingo de cada mês alguns museus são gratuitos.

E quem aprecia arquitetura, Barcelona certamente é o destino certo. O turista pode conhecer igrejas como Santa Maria del Mar e o palacete que abriga o Museu Picasso. Ainda pode visitar as obras de Gaudi, como o parque Güell, a Sagrada Família, Casa Batló, entre outros.

Outra região que não pode ser esquecida é a Andaluzia, no sul do país. Além da espetacular gastronomia, é o berço de muitas tradições, como a dança flamenca. Aliás, vale muito a pena ver um dos diversos shows, sempre acompanhados de vinhos maravilhosos. Entre os diversos lugares a visitar não se pode esquecer de Alhambra, em Granada, que foi uma fortaleza Moura, abandonada por seus habitantes para que os espanhóis não tivessem que destruí-la. Imaginem a beleza deste lugar que muitos dizem ter inspirado o Taj Mahal.

Sobre a Espanha só se pode ter uma certeza: não é um país de apenas uma visita. É um destino para se descobrir diversas vezes e você sempre encontrará um novo motivo para retornar.

Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho

O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa

Pecado gastronômico: Algumas comidas da cozinha asiática, principalmente a tailandesa, e chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Fortaleza

Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.