Guia da Semana

Foto: Divulgação/Santur

Itajaí

Ilhota

O pequeno município, com cerca de onze mil habitantes é margeado pelo Rio Itajaí-Açu. A Mata Atlântica cerca toda a cidade, o que resultou no Parque Botânico do Morro do Baú, com área de preservação que atrai muitos pesquisadores para conhecerem as espécies nativas, trilhas e cascatas. Lá está um dos pontos mais altos da costa catarinense, com 812 metros de altura. Para chegar ao topo, o visitante tem que caminhar cerca de quatro quilômetros, levando, em média, duas horas.

Itajaí


"Rio que corre sobre as pedras". Esse é o significado, na língua dos índios Guarani, do nome Itajaí, que também está localizado próximo ao rio Itajaí-Açu, onde está o maior porto catarinense e um dos mais importantes do país. A cidade possui 160 mil habitantes e muita história para contar sobre sua colonização. Parte dela, o turista encontrar em seu centro histórico, onde fica o Palácio Marcos Konder e também o Museu Histórico. Todo o acervo retrata a história de Itajaí, desde o período indígena até as últimas décadas.

Na cidade também há muitas praias, desde as mais badaladas, para os que gostam de curtição até as mais calmas, para famílias que vão passar férias com crianças por lá. Itajaí possui eventos bastante tradicionais como a Marejadas, uma das maiores festas portuguesas de pescado do Brasil, que acontece em outubro. Em julho acontece a Festa do Colono e, em agosto e setembro, o Festival de Música.

Itapema


As praias com águas verde-esmeralda atraem turistas para Itapema que possui cerca de 15 quilômetros de orla marítima e fica a 14 quilômetros de Balneário Camboriu. Uma região propícia para os pais que desejam levar seus filhos pequenos, que gostam de brincar em areias brancas e praias calmas.

As praias mais procuradas de Itapema são a Central e a Meia Praia. Ambas são urbanizadas e atraem os amantes de esportes marítimos, como jet, banana boat, vela, entre outros. Na praia Central está a Ponte dos Suspiros, onde há o encontro do Rio Bela Cruz e o mar.


Porto Belo

A pequena cidade de Porto Belo, que possui 10 mil habitantes, chega a receber mais de 30 mil turistas durante o verão. A Igreja Matriz, construída em 1814, mostra um pouco da influência dos açorianos, primeiros habitantes que colonizaram a região. Lembrando um pouco as antigas vilas de pescadores, Porto Belo não possui prédios altos e os próprios pescadores são os melhores guias turísticos para os visitantes que desejam conhecer a região.

Uma das maiores atrações da cidade é a Ilha de Porto Belo, sendo parada obrigatória para os que passeiam de escunas e lanchas. As praias vão desde as mais movimentadas até as mais calmas e também atrai os apreciadores de esportes náuticos, como vela, mergulho e esqui.

A cidade oferece os chamados passeios offroad em que o visitante faz um tour dentro de caminhonetes 4x4 pelos morros ou os também denominados "caminhos de dentro". É possível conhecer diversas trilhas, mirantes, praias agrestes e outros lugares quase nunca explorados pelo homem. Há também a opção de fazer o passeio à noite, principalmente na época de lua cheia.

Foto: Divulgação/Santur


Vista aérea da cidade de Navegantes



Balneário Piçarras

Outra pequena cidade que recebe muitos turistas no verão, Balneário Piçarras apresenta boa infraestrutura com muitos restaurantes, bares e até feiras durante a estação mais quente do ano. Em julho, a Feira de Negócios e Atrações de Balneário Piçarras movimenta a região com diversas apresentações culturais, gastronômica, além das feiras comercial e industrial.

A Praia mais famosa é a de Piçarras, que tem aproximadamente sete quilômetros de extensão. Um calçadão, construído ao longo de toda a orla, é uma boa opção para os amantes de caminhadas ou corridas. Para os surfistas de plantão, a Ponta do Jacques, ao norte, é o point para pegar ótimas ondas. Já ao sul, a Foz do Rio Piçarras é um dos mais conhecidos cartões postais da cidade. Muitos pilotos de jet ski frequentam o local no verão, que também é uma ótima opção para os amantes de uma boa pescaria.

Outras atrações de Balneário Piçarras são as ilhas Itacolomi e Feia, que ficam a oito quilômetros da praia. A primeira é considerada um dos melhores lugares para a pesca de anchova do Brasil. Já a segunda chama a atenção por ser coberta por Mata Atlântica totalmente preservada.

Navegantes

A pesca movimenta a economia de Navegantes que está situada entre o Oceano Atlântico e o Rio Itajaí-Açu. Lá está a maior empresa pesqueira da América Latina e alguns estaleiros aliam a tradição artesanal com técnicas mais modernas, construindo e exportando embarcações do mais variados tamanhos e funções, desde pesqueiros até iates.

A Praia do Gravatá é a mais balada de Navegantes, com muitas opções de bares, restaurantes e baladas. É também muito frequentada por surfistas graças as suas boas ondas. A Praia do Pontal, que fica no extremo oposto, também é muito procurada pelos surfistas e também praticantes de body board. Já os que gostam de uma aventura diferente, o Morro da Pedra, que possui 500 metros de altura, é uma boa opção para a prática de voo livre.

Em Navegantes acontece a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que acontece em fevereiro. Todo ano, acontece um cortejo com diversas embarcações que percorrem cerca de cinco quilômetros do Rio Itajaí-Açu, levando a imagem da santa e mostrando a fé dos pescadores da região.


Atualizado em 6 Set 2011.