
A belíssima vista do skyline da ilha de Manhattan é um dos atrativos do Water´s Edge
Que a Big Apple é a capital do luxo e do glamour, todo mundo sabe. Mas apenas quem já experimentou as Restaurant Weeks pode comprovar que são eventos à parte - sofisticadíssimos, diga-se - no calendário de Nova York. As duas edições, uma no começo do ano e outra no final, são as melhores oportunidades que o grande público tem para conhecer as delícias feitas pelos conceituados cult chefs, uma categoria à parte no rol de chefs internacionais, capaz de transformarem um típico evento gastronômico em um verdadeiro frisson.
Grande parte desse alto escalão da culinária norte-americana também é conhecida como chefs-celebridades, profissionais que ganharam fama por meio de programas na televisão."Tom Colicchio, Daniel Boulud e David Burke, por exemplo, são alguns dos chefs que participam da NYC Restaurant Week e também são destaques no Top Chef, um dos maiores programas de culinária da TV estadunidense", revela a responsável pela organização do NYC Restaurant Week, Francisca Ovalle, em entrevista exclusiva ao Guia da Semana. Sem contar com o iluste chef Gordon Ramsey, que comanda o célebre e tenso reality show Hell´s Kitchen.
Foto: Divulgação

O TriBeCa Grill é um dos restaurantes que participa de todas as edições, desde 1992
Na prorrogação
A edição de verão 2010 NYC Restaurant Week repete pela terceira vez o sucesso dos eventos anteriores e prorroga seu término até o dia 6 de setembro. O evento começou no dia 12 de julho e terminaria no dia 25 do mesmo mês, com a participação recorde de 275 restaurantes. No total, mais de 170 estabelecimentos continuam a oferecer um menu especial com entrada, prato principal e sobremesa por preços reduzidos. O valor fixo de um almoço charmoso é US$ 24,07 e um jantar ao melhor estilo de Nova York sai por US$ 35. Os preços não incluem bebidas nem impostos e valem de segunda a sábado, sendo o domingo opcional. A prorrogação vai permitir aos visitantes da Big Apple e também aos nova-iorquinos experimentarem o que há de melhor na gastronomia local.
"Essa celebração da culinária também permite que os restaurantes atraiam novos negócios durante as épocas tradicionalmente mais lentas, que são janeiro-fevereiro e julho-agosto", fala Francisca, que também é diretora de comunicação da NYC & Company, empresa responsável pelo marketing e turismo da cidade de Nova York. Ela conta que muitos restaurantes, como o TriBeCa Grill, participam desde o primeiro ano, em 1992. Desde então, a lista só tem aumentando a cada edição. Com a extensão de sua validade, ainda não é possível divulgar nenhuma novidade sobre a próxima Restaurant Week; mas até dezembro haverá um preview dos cult chefs que devem abrilhantar o evento.
Foto: Adam Leach

O pôr-do-sol no The River Cafe pode ser uma boa desculpa para aproveitar o menu promocional
Além do título de chef
Para saber mais sobre o circuito gastronômico de Nova York, fizemos uma seleção dos melhores chefs que continuam na Restaurant Week até 6 de setembro. Conheça agora esse time estrelado.
David Burke circula com muita habilidade entre várias funções: chef, artista, empresário e inventor do mundo gastronômico. Sua fascinação com os ingredientes e com a arte da cozinha se destacam pela criatividade, aclamação da crítica e introdução revolucionária de técnicas culinárias e produtos, como os óleos aromatizados e o tartar de atum. O responsável pelo restaurante David Burke Townhouse, especializado na cozinha norte-americana moderna, já lançou dois livros: Cooking with David Burke (2005) e David Burke's New American Classics (2006).
Danny Meyer inaugurou com o Union Square Cafe, em 1985, uma vertente de restaurantes especializados em gastronomia lúdica e vinhos, prezando sempre pela hospitalidade e conforto do ambiente, resgatando memórias por meio de sabores inusitados. Com o passar dos anos, o chef foi adquirindo novos estabelecimentos e formou o Union Square Hospitality Group. O conglomerado tornou-se um império no circuito gastronômico nova-iorquino e as casas que se destacam na NYC Restaurant Week Summer 2010 são Maialino, no Gramercy Park Hotel, e The Modern, localizada dentro do MoMa.
Foto: Ian Ference

David Burke Townhouse: primor da moderna cozinha norte-americana
Gordon Ramsay é um dos chefs-celebridade mais famosos dos Estados Unidos. Conhecido (e reconhecido) pela postura severa e autêntica à frente dos aspirantes a top chefs em seu programa Hell´s Kitchen, ele se revela bem diferente quando se trata do ambiente do restaurante que comanda, o Maze. O lugar funde seu estio cool ao glamour da localização: no hotel The London. Os pratos são inspirados na gastronomia britânica e a truta frita à moda da Tasmânia um é dos pratos mais pedidos.
Todd English abriu um exemplar de sua franquia de restaurantes, o Olives, no W Hotel, no Union Square. O estabelecimento é um dos hits do RW Summer 2010. Uma das iguarias da casa é o Bittersweet Chocolate, que mescla pedaços de brownie com uma calda de chocolate tipo fudge. Além ser o responsável por muitas delícias de outras casas, como Figs e KingFish Hall, Todd é um dos chefes mais respeitados e carismáticos da Big Apple.
Daniel Boulud comanda a cozinha do bistrô-brasserie DBGB Kitchen and Bar, que deve estar em seu no roteiro desta edição da NYC Restaurant Week. O chef-celebridade possui fama internacional e leva seus clientes à loucura com sua peculiar culinária franco-americana. Para os que amam sanduíches, uma das sugestões é o Yankee Burger, que além do hambúrguer leva tomate, cebola e picles, e chega à mesa acompanhado por fritas. Outras franquias encabeçadas por Daniel são o Cafe Boulud e o DB Bistrô Moderne.
Atualizado em 6 Set 2011.