Guia da Semana

Foto: Divulgação

Fachada do Museu Zoológico, no Artis Zoo


4º Dia: Artis Zoo - Anne Frank Museum - Heineken Experience

Além dos parques, um programa bem família para se aproveitar é o Artis Zoo, um verdadeiro complexo do conhecimento. O zoológico e o aquário, fundados em 1838, contam com cerca de 700 espécies vivas no seu acervo, muitas em extinção. No prédio principal estão o Museu zoológico e a biblioteca. Colados, o Jardim Botânico, o Planetário e o Museu geológico.

Da ciência para a história, outro importante ponto é a Casa de Anne Frank, a menina de 12 anos que foi testemunha da ocupação alemã e virou símbolo na luta contra no nazi-fascismo. A ambientação retrata as condições das cidades ocupadas durante a 2ª Guerra Mundial e traz trechos do Diário inscritos nas paredes.

Depois de tanta informação, um pouco de cerveja para relaxar na primeira fábrica da cervejaria Heineken, hoje o Heineken Experience. Tem de tudo sobre a garrafa verde: processo de fabricação, hall da fama, museu e bar. A entrada dá direito a dois copos pequenas. Você com certeza vai querer continuar a beber. Entre em um dos bares da cidade e aproveite outras cervejas holandesas. Para acompanhar, peça uma porção de Bitterballen, deliciosos bolinhos recheados com pedaços de carne.

Artis Zoo
Aberto todos os dias das 9h até 17h
Entrada: 18,50 Euros
Endereço: Plantage Kerklaan 38-40 - Tel: 0900 2784 796

Anne Frank House
Aberto todos os dias - horários variados
Entrada: 8,50 Euros
Endereço: Prinsengracht 267 - Tel.: 020 5567 100


Heineken Experience
Aberto todos os dias das 11h até 19h
Entrada: 15,00 Euros
Endereço: Stadhouderskade 78 - Tel: 020 5239 222

5º Dia: - Passeio nos canais - Red Light District - Concertgebouw

Tire a manhã do último dia para passear pelos canais que entrecortam a cidade e aprecie as coloridas fachadas de prédios do século XVII de um outro ângulo. Pode-se escolher o Canal Bus, uma grande barca que oferece três rotas com paradas próximas à maioria dos museus e centros comerciais. O bilhete para adultos custa 18 euros. Ou o Canal Bike - pedalinhos para até quatro pessoas que oferecem maior liberdade e comodidade. Os preços, a partir de sete euros, variam de acordo com o tamanho da tripulação e tempo de passeio.

Foto: PH Schneider

Vista noturna dos canais neerlandeses

A última parada pode ser o bairro da Luz Vermelha, com suas vitrines vivas e bares. Lá também fica o Museu do Sexo. Como em qualquer cidade do mundo, as zonas de prostituição requerem atenção durante a caminhada. Para os mais temerosos, há passeios guiados e gratuitos pela manhã.

Antes de ir embora, visite outros lugares inusitados, como a condomeire, uma engraçada sex shop, ou jogue uma partida de xadrez na Euweplein. Se a pedida for música, planeje uma ida ao Concertgebouw, casa de concertos que abriga a orquestra sinfônica da Holanda e que possui intensa programação musical de vários gêneros.

Condomeire
De 2ª feira a sábado, das 11h às 18h
Endereço: Warmoesstraat 141 - Tel: 020 6274 174

Concertgebouw
Endereço: Piet Heinkade 1 - Tel: 020 7882 010

Atualizado em 6 Set 2011.