Guia da Semana

Foto: Getty Images

À primeira vista, fica difícil definir o que seria o Espaço Novo Louvre. Ele possui um café-bistro, um escritório de arquitetura, uma loja multimarca e uma bela livraria contemporânea. Tudo muito cultural.

Eu o conheci bem por acaso. Se há uma coisa que eu adoro é andar pelo Largo da Ordem, aqui em Curitiba. É impressionante como você acaba descobrindo algo interessante pelo caminho e, em 2008, em um desses passeios, encontrei esse lugar "diferente e moderno". Foi bem fácil o Novo Louvre me conquistar.

O cardápio de cafés é o primeiro grande ponto positivo do lugar. Eu não resisto a uma bebida gelada preparada com café expresso e o destaque principal é o Café do Louvre, que tem como outros ingredientes xarope de avelã, leite desnatado e calda de chocolate e cacau. Sem contar aqueles lanches rápidos e saudáveis que você encontra por lá, uma bela pedida para aquela tarde corrida de trabalho (e aí eu lembro de como eu adoro trabalhar no Largo da Ordem).

A loja multimarca tem como grande destaque a presença de jovens talentos da moda paranaense. Foi no Novo Louvre que eu tive meu primeiro contato com marcas daqui. Lá você encontra Heroína, Débora Schwarz, Artha, Goa, entre outras bem bacanas. Claro, há também algumas nacionais como Cavalera e Mumps, além da própria Novo Louvre.

A livraria possui um acervo com títulos nacionais e importados de livros de arquitetura, urbanismo, design e moda, temas variados e recorrentes do público do lugar. Eu sempre adorei ler sobre moda e já encontrei livros incríveis lá. O escritório de arquitetura, comandado pela arquiteta Mariah Salomão Viana, é um grande diferencial do espaço. Sua equipe de designer cria qualquer peça que você imaginar, de móveis a roupas.

Quando você pensa em um lugar que reúne espaços tão distintos e um público tão variado, a primeira ideia que se tem é a de que o tal lugar não tem uma identidade própria e perde-se em meio a tanta informação. Pelo contrário, o grande ponto positivo do Espaço Novo Louvre é oferecer a nós, jovens, cada vez mais ocupados e ao mesmo tempo ávidos por novidades, a chance de termos à disposição moda, literatura, arquitetura e boa gastronomia. E é nisso que penso cada vez que vou até lá.

Leia a coluna anterior de Felippe Brana:

Novidades no Paraná Quem é o colunista: Felippe Brana .

O que faz:
Publicitário.

Pecado Gastronômico: Petit Gateau.

Melhor lugar do mundo: O meu mundo paralelo é uma sala de cinema.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Damien Rice, Chris Garneau, Jon McLaughlin, Gary Jules, Glen Hansard, Jay Brannan.

Fale com ele: febrana @hotmail.com

Atualizado em 6 Set 2011.