Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Curiosidades brasileiras

Pontos turísticos de grande valor histórico se tornam atrações e ganham o respeito da população.

Castelo do Barão de Itaipava, no Rio de Janeiro
Foto: castelodeitaipava.hpg.com.br

Você sabia que no Brasil há um castelo? E a cidade que possui a maior área verde do país, quase todo mundo conhece? Entre tantas curiosidades, nosso país ganha destaque não só pelas famosas festas de Carnaval e belezas naturais, mas também conquista o coração dos turistas e dos próprios moradores com a diversidade de curiosidades e grandezas encontradas em cada cantinho da terra tupiniquim.

Foto: guaira.pr.gov.br
Em Guairá, no Paraná descansa a maior cachoeira submersa do Brasil. Há cerca de 25 anos, o complexo de cachoeiras conhecido por Sete Quedas tinha o título de uma das principais atrações da região, com 114 metros de altura. Com a construção do reservatório da hidrelétrica de Itaipu, a atração foi submersa, deixando saudades aos moradores e turistas.
Clique e assista uma série de vídeos que falam sobre a cachoeira:
www.guaira.pr.gov.br
Parte I / Parte II / Parte III

Foto: Emilio Mansur/prefeitura
Ao contrário das quedas de Guairá que ficaram na memória, a cidade praiana de São Vicente, no litoral sul de São Paulo, ainda conserva sua Ponte Pênsil - a primeira do gênero a ser montada no país. Ligando a ilha ao continente, a estrutura de 180 metros está na ativa desde 1914. Cartão-postal de Santos, a construção foi batizada como patrimônio histórico pelo CONDEPHAAT.

A maior ilha fluvial do mundo também fica no Brasil! Denominada Ilha do Bananal, a bela atração do rio Araguaia, em Goiás possui aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados. Atualmente, é ocupada pelas tribos indígenas Javaés e Carajás. Já a região de Minas Gerais, abriga a maior fonte de água mineral do mundo - a Fonte Rola Moça, localizada dentro do Parque Estadual, no município de Mário Campos.

Falando em água, bem no norte da Bahia é possível encontrar o Sobradinho, o maior lago artificial do continente. A grande atração turística da região foi constituída na década de 70, para a construção de uma hidrelétrica. O lago é formado pelo Rio São Francisco e ocupa uma área 400 quilômetros e quase 5 mil quilômetros quadrados de área.

Sobradinho e Toca
Foto: Codevasf/ unb.br
Localizado também na "Terra de Todos os Santos", o município de Campo Formoso guarda a caverna mais extensa do hemisfério sul, a Toca da Boa Vista. Com 140 quilômetros, o local abriga galerias que possuem 84 quilômetros de extensão!

Lagoa dos Patos
Foto: rankbrasil.com.br
O Rio Grande do Sul não fica de fora da lista de grandezas. Em sua região litorânea está a Lagoa dos Patos, que cobre uma área de 9.850 quilômetros quadrados. Considerada a maior lagoa nacional e a segunda maior da América Latina. A lagoa, na verdade ela é uma "laguna", devido à sua água salobra e salgada. E no quesito curiosidades sobre o meio ambiente, João Pessoa ganha o título de cidade com Maior Área Verde do país. Além das belas praias e monumentos ligados a arte barroca, a região possui sete quilômetros quadrados de área verde, além dos parques e reservas florestais.

Jequitibá, Bougaville e Cajueiro
Foto: portalcen.org/ parnamirim.rn.gov.br

A flora brasileira também ganha destaque. O Parque Estadual do Vassununga, município de Santa Rita do Passa Quatro - SP, por exemplo, recebe centenas de visitantes que querem conhecer a mais velha árvore do Brasil: o Jequitibá-Rosa de 4.500 anos. Com 40 metros de altura e pesando aproximadamente 260 toneladas, a árvore é a atração do local. Só para ter uma idéia de seu porte, são necessários 11 homens para abraçá-la! Já em Lambari, Minas Gerais encontra-se a maior Árvore de Bougainville, com aproximadamente 17 metros de altura. Já quem vai passear em Pirangui do Norte, em Natal, não pode deixar de visitar o Maior Cajueiro do Mundo. Devido a uma anomalia, seus troncos cresceram na horizontal, ocupando uma área de 8400 metros quadrados.

Foto: Divulgação
Localizado no município de Itaipava, em Petrópolis, o Castelo do Barão de Itaipava é considerado o maior do Brasil. Com detalhes que reproduzem a época medieval, a construção possui 40 cômodos, sala com lareira, além de sala de música, varandas e torres.

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo