Guia da Semana

Foto: Gabriel Oliveira


Números astronômicos e expectativas nada animadoras, esse é o raio-X do trânsito no Brasil. Segundo o engenheiro da Fundação Dom Cabral (MG) Paulo Resende, caso o número de veículos nas ruas continue nesse ritmo, em cinco anos São Paulo paralisa; em dez, o Rio de Janeiro e, caminhando para o travamento, com um ponto mais de tempo, Belo Horizonte e Porto Alegre (15 anos).

Pensando nisso, o Guia da Semana procurou os principais órgãos do trânsito, institutos de pesquisas, especialistas e sites da área e colheu alguns dados do que acontece nas vias do Brasil. Separamos alguns itens para entender melhor o caos do transporte. O resultado apresenta muitos números e a certeza na busca de repensar novas alternativas para a mobilidade urbana.

Frota

? Em abril, foram vendidos 83.917 veículos particulares em São Paulo, isso representa uma média de 2.800 carros novos por dia. (Federação Nacional da Distribuição de Veículos)

? A frota de São Paulo é a segunda maior do planeta, com mais a de seis milhões de veículos. Perde-se somente para Tóquio, a capital do Japão.

? No total, são mais de 3,7 milhões de carros em circulação com mais de 20 anos em São Paulo.

? São 22 milhões de veículos emplacados no Brasil. Desses, 80% correspondem a automóveis particulares. Isso dá uma média de um veículo para cada cinco habitantes. Em São Paulo, a conta é de um carro para cada duas pessoas. (ANTP)

? Se enfileirada, os 6.067.707 veículos paulistas seriam suficiente para quase dar uma volta na Terra, que tem cerca de 40 mil quilômetros de circunferência.



Trânsito

? A velocidade média do ônibus em São Paulo é de apenas 12 km/h. O ideal previsto seria de 20km/h. (SP-Urbanuss)

? Comparando com a bicicleta, a velocidade média dos carros à tarde (22km/h) é a mesma de um ciclista sem preparo físico, numa avenida sem ciclovia. (CET)

? Em 9 de maio de 2008, São Paulo registrou o congestionamento recorde de 266 quilômetros. A marca anterior é de 28 de junho de 1996, com 242 quilômetros de lentidão. (CET)

? Nas principais vias de São Paulo, como a 23 de maio, a CET estima que duas mil motos circulem por hora, no horário de pico.

? Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, o trânsito da região metropolitana gera um custo de R$ 4,1 bilhões por ano. Com esse valor daria para construir cerca de 40 quilômetros de metrô por mês.



Consumo

? O Brasil consome cerca de 11,2 bilhões de litros de gasolina por ano, isso equivale ao transporte de água em 1,120 milhões de caminhões pipas. (ANTP)

? O prejuízo causado pela poluição atmosférica anualmente em São Paulo é equivalente a R$ 112 milhões. Com acidentes de trânsito esse custo corresponde a R$ 312 milhões. (Secretaria Estadual do Meio Ambiente)

? No Brasil, os automóveis percorrem 116 bilhões de quilômetros por ano, o suficiente para dar quase 2,9 milhões de voltas na terra. (ANTP)

? Na capital paulista, por exemplo, 95% da emissão de alguns gases tóxicos vêm dos escapamentos dos veículos, a maior parte de carros velhos e sem manutenção. (Secretaria Estadual do Meio Ambiente)



Infra-estrutura

? Na Marginal Pinheiros circulam uma média de 300 mil veículos dia em até sete faixas por sentido. (CET)

? A Marginal Tietê é a via que tem mais acidentes fatais em São Paulo por ano, com 53 mortes. Depois vem a Marginal Pinheiros (43) e a Estada M ´Boi Mirim (28). (CET)

? A BR-316, que liga o norte ao nordeste do país é apontada pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes como a pior estrada do Brasil.

? Nos últimos dez anos, o número de veículos cresceu 25%, enquanto a infra-estrutura urbana, com a quantidade de ruas e avenidas, aumentou apenas 6%. (CET)

? Apenas 8% das estradas brasileiras são asfaltadas (NTC).

? São tapados 1,5 mil buracos diariamente em São Paulo. (http://apocalipsemotorizado.net)



IPVA

? O importado Porsche Carrera GT (2006) pagou o maior IPVA de São Paulo: R$ 67,7 mil. O valor corresponde a 4% do carro da marca alemã, de R$ 1,692 milhão. (Secretaria da Fazenda)

? O nacional mais caro na relação da Secretaria da Fazenda é o Lobini H1 (ano 2006). O auto custa R$ 140,6 mil e paga R$ 5,6 mil de IPVA. (Secretaria da Fazenda)

? O IPVA mais barato em São Paulo é do importado Lada, ano 1989. Os proprietários do modelo russo vão pagar R$ 77,60 de IPVA. (Secretaria da Fazenda)

? No total, são mais de 3,7 milhões de carros em circulação com mais de 20 anos em São Paulo. (Secretaria da Fazenda)



Pedágio e Multas

? São dadas cerca de cem multas por dia na rodovia Niterói-Manilha, no Rio de Janeiro. (Polícia Federal)
? O Paraná é campeão de placas de infratores, com 1.511.912 multas, 19,33% do total do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf)

? O recordista de infrações é um For Del Rey Ghia de Chapecó, Santa Catarina. O carro recebeu 1,5 mil infrações entre setembro de 2005 e maio de 2008, totalizando mais de 190 mil reais, uma média de uma multa e meia por dia. (Dados do Departamento de Trânsito da cidade)
? Cinco motoristas perdem a habilitação por dia no Brasil. (Denatran)
? Um dos pedágios mais caro das rodovias paulistas é o da Imigrantes, que leva ao litoral e Baixada Santista. O motorista desembolsa R$ 15,40 para descer a Serra.



Fontes:
Polícia Federal;
Secretaria da Fazenda;
Detran: Departamento Estadual de Trânsito;
CET: Companhia de Engenharia de Tráfego;
Denatran: Departamento Nacional de Trênsito;
Federação Nacional da Distribuição de Veículos;
ANTP: Associação Nacional dos Transportes públicos;
NTC: Associação Nacional de Transporte de Carga & Logística;
Renainf: Registro Nacional de Infrações de Trânsito;
Denit: Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Denit);
SP-Urbanuss: Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de SP;

Paulo Resende: especialista em trânsito, em entrevista ao Programa Fantástico (11/5).



Sites:
www.transitodez.com.br
apocalipsemotorizado

Atualizado em 6 Set 2011.