Guia da Semana

Foto: Carlos Arcos Arquitetura



População: 1.8 milhão de habitantes
Área: 430 mil km²
PIB: R$ 32 bilhões
Aeroporto: Aeroporto Internacional Afonso Pena e Aeroporto de Bacacheri
Provável estádio: Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada)
Valor da reforma: R$ 100 milhões
Prazo de conclusão: Não definido

Atualmente, Curitiba é considerada a capital com melhor qualidade de vida do país, sendo recomendada como cidade-modelo pela Unesco para a reconstrução de cidades que sofreram intervenção militar. Com 51,5 metros quadrados de área verde por habitante, tem quase o triplo da área mínima e está acima das recomendações da ONU. A cidade destaca-se por seu sistema de transporte público - referência mundial - e atrai muitos eventos internacionais e turismo de negócios.

Projeto:

Com características multiuso, a Kyocera Arena conta com vestiários, camarotes, camarins para shows e sistema de segurança, com mais de 200 câmeras, sendo um dos mais modernos estádios brasileiros. As reformas retirariam o fosso e implantariam quatro saídas nos cantos do gramado. O estádio vai necessitar somente de investimentos privados e se sustentando em função dos jogos dos campeonatos estaduais e nacionais.

Entraves:

Apesar de tudo conspirar a favor, o estádio não tem capacidade para receber a partida inaugural ou final da Copa, sonho dos Atleticanos. A meta de ampliar o público de 31 mil para 50 mil não deu certo, e concluído, ficará com 41 mil.

Atualizado em 6 Set 2011.