Guia da Semana

Por Lívia Araújo

Curitiba é uma cidade famosa por seus vários pontos turísticos, pelos parques verdejantes e o frio rigoroso. O Dia dos Pais cai justamente em uma época em que o calor humano se faz ainda mais necessário. Você pode, portanto, mostrar ao seu pai que ele é querido não só por lhe dar o presente anual, mas também lhe fazendo companhia nesta data especial.

As opções que a cidade oferece para curtir o domingo com seu velho amigo são bem variadas. Um programa gratuito mas não menos interessante é, já de manhã, dar uma caminhada no Parque Barigüi, que tem uma enorme área verde e é o mais querido dos curitibanos. No local, é possível realizar passeios de pedalinho, correr na pista em volta do lago, fazer exercícios nos equipamentos disponíveis ou então comer petiscos nos vários estabelecimentos que existem no local: bares, quiosques e até uma trattoria.

Se seu pai aprecia a boa comida, outra opção é ir a um dos vários restaurantes que fazem parte do roteiro gastronômico da cidade. Um deles é a churrascaria Divino Mestre, que tem dois endereços na capital, e serve doze tipos de carne no rodízio e três tipos de massa. Uma boa pedida é o filé argentino grelhado, preparado com um tempero especial.

Também pode fazer parte do presente de dia dos pais um passeio ao Museu Oscar Niemeyer, no bairro Centro Cívico, que sempre abriga grandes exposições e é, por si só, uma atração à parte, por conta do grande olho envidraçado projetado pelo famoso arquiteto. Atualmente, o MON apresenta as exposições dos artistas plásticos Jesús Soto, especializado em instalações abstratas e do gravurista Gilvan Samico, com impressionantes e belas xilogravuras.

Sugestões não faltam para agradar a seu pai no dia dele. A cidade ainda possui outros pontos turísticos tradicionais, muitas áreas verdes e diversos restaurantes que têm programação especial para a data, ou que funcionam normalmente aos domingos. A escolha é sua!

Serviço

Museu Oscar Niemeyer - Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico - (41) 350-4400. Aberto de terça a domingo, 10h às 18h30. Ingressos a R$ 4,00 e R$ 2,00

Parque Barigüi - Avenida Manoel Ribas, sn, Bigorrilho. Aberto diariamente das 8h às 18h.

Divino Mestre - Av. Água Verde, 19, Água Verde. Fone: 3333-1081/3029-1081

Atualizado em 6 Set 2011.