Guia da Semana

Como a maioria das capitais brasileiras não-litorâneas, Curitiba não possui montanhas para aprática do vôo livre, mas bem perto da cidade estão dois dos principais picos do estado, o Morro da Palha e a Cordilheira do Santana, onde existem clubes organizados de vôo livre e acontecem campeonatos, aulas e passeios.

O Morro da Palha fica em Conceição dos Correias, perto da Fazenda do Ouro Fino em Bateias, a apenas 30 km de Curitiba. A Cordilheira do Santana é um pouco mais complicada de chegar, mas vale a pena pela beleza do lugar, fica entre os municípois de Rio Branco do Sul e Bocaiúva do Sul. Outros três locais próximos à capital paranaense bons para vôos são o Morro do Pires, em Almirante Tamandaré, e o Morro do Capivari, em Campina Grande do Sul e Anhangava, próximo a Quatro Barras, onde também é possível realizar trekking, com subidas nada fáceis.

Se a sua intenção é se aventurar no meio da natureza, mas dentro de um bote, o Rio Açungui, a 50 km de Curitiba, pode ser a solução. Situado dentro do Vale do Açungui, o lugar possi vários canyons e uma natureza muito presenvada, por isso é Considerado um dos mais belos roteiros do sul do país. Além do passeio no rio, a expedição que costuma durar o dia todo ainda inclui várias caminhadas.


Max Paragliding
(41) 9622-0974
[email protected]
Para aprender a voar em um parapente é necessário o curso de formação básica, que custa R$ 800,00 e tem duração de 40 horas praticas e cinco aulas teoricas. Antes de se decidir pelo aprendizado, a empresa dá uma jornada grátis para o futuro piloto ir conhecendo o equipamento.

Atualizado em 6 Set 2011.