Guia da Semana


A proposta é diferente e sedutora: gastar no máximo R$ 2,80 para apreciar as mais belas paisagens de diversas capitais. Para isso, basta utilizar um circular do próprio sistema de transporte local, sentar no banco próximo à janela e observar todo o deslumbrante itinerário.

O Guia da Semana selecionou linhas de ônibus que passam pelos mais importantes e famosos pontos de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. Confira!

São Paulo

Fotos: Wikipedia

A Avenida Paulista concentra diversos centros culturais

Como uma boa metrópole que se preze, os pontos turísticos de São Paulo se estendem por todas as regiões e diversos circulares proporcionam passeios interessantíssimos. Para quem quer conhecer o centro velho e novo, uma sugestão é pegar a linha Santo Amaro 669A/10, desde o seu começo, no Terminal Princesa Isabel.

O coletivo sai dos Campos Elíseos, passa pelo tradicional Largo do Arouche e região central paulistana, próxima à Praça da República. Esse itinerário permite a visão de construções históricas como o Edifício Itália e o Copan, na Avenida Ipiranga, além da Igreja da Consolação. E é logo no início da Consolação, à esquerda, que se avista a Praça Roosevelt, local que teve sua vida cultural reacendida recentemente, sendo hoje ponto de encontro de atores e interessados por arte.

O ônibus entra depois no pólo financeiro e cultural de São Paulo, a Avenida Paulista. Prepare-se para cruzar a Rua Augusta; região com bares e baladas alternativas; passar pelo Conjunto Nacional; Museu de Arte de São Paulo (MASP); Parque Trianon; e o famoso prédio da Gazeta. O próximo percurso vai da Avenida Brigadeiro Luís Antônio até o Parque do Ibirapuera, perto do Monumento às Bandeiras, outro ponto turístico da cidade. Quer uma dica? Encerre seu passeio apreciando o sol se pondo no grande lago do parque.

Informações de horário: SPTRANS

Rio de Janeiro

Foto: Wikipedia

De ônibus, avista-se um dos mais famosos cartões-postais do mundo

"Do Leme ao Pontal, não há nada igual. Sem contar com Calabouço, Urca, Praia Vermelha", já dizia Tim Maia ao enaltecer a beleza das terras cariocas. E o mais interessante é que todo esse encanto pode também ser observado pela janela de um coletivo. A dica é acompanhar, do início ao fim, a linha 107: Central x Urca, que sai do Terminal que por si só já é um grande atrativo: a Estação de Trem Central do Brasil.

O circular percorre boa parte do centro do Rio de Janeiro, começando pelas avenidas Marechal Floriano e Passos. Depois, cruza o Saara, área de comércio popular, e passa pela Praça Tiradentes, onde ficam os antigos teatros Carlos Gomes e João Caetano. Após trafegar os principais pontos da área, segue em direção à requisitada Avenida Beira Mar.

É nessa hora que ele beira os tradicionais bairros da Glória, Catete, Flamengo e Botafogo. Passa, em seguida, por diversas referências arquitetônicas: Palácio Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Benjamim Constant e o Museu Ciência da Terra. O passeio termina com nada mais nada menos que um trajeto pela Urca. Nessa hora, arregale os olhos para apreciar a visão privilegiada do Bondinho do Pão de Açúcar, um dos cartões-postais mais famosos no mundo.

Informações de horário: Rio Ônibus

Porto Alegre

Foto: Wikipedia

A Usina do Gasômetro fica na famosa Orla do Guaíba

A sugestão para a cidade gaúcha é pegar a linha 49-Icaraí durante o fim da tarde e conferir a visão panorâmica com a nostalgia típica do horário. O ônibus sai do centro, no cruzamento das avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho, a uma quadra do Mercado Publico.

No início do trajeto, passa em frente ao histórico prédio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Parque da Redenção, principal ponto de lazer aos finais de semana. Depois de seguir pelas avenidas Venâncio Aires, Getúlio Vargas e José de Alencar, o 49-Icaraí percorre a frente do famoso Estádio Beira Rio, do Sport Club Internacional.

Em seguida, uma vista privilegiada permite admirar, à direita, o pôr-do-sol da orla do Guaíba, uma das paisagens mais bonitas de Porto Alegre. À esquerda, confira o moderno Museu Iberé Camargo, obra projetada pelo reconhecido arquiteto português Álvaro Siza. O passeio pode terminar no novo Barra Shopping, com uma paradinha para recarregar as energias em um dos restaurantes que servem pratos da deliciosa culinária gaúcha.

Informações de horário: EPTC

Brasília

Foto: Wikipedia

O Eixo Monumental concentra os esdifícios da Esplanada dos Ministérios

Por ser uma cidade-planejada que conta com uma divisão atípica e distâncias longas, costuma-se usar mais táxi para passeios turísticos que o transporte público coletivo. Mas uma boa alternativa para o visitante que quer conhecer Brasília, é o ônibus gratuito disponibilizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) que possui, inclusive, serviço de shuttle.

O veículo sai do CCBB e vai até a principal região da cidade, a Esplanada dos Ministérios. É lá onde ficam 17 edifícios, entre eles, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Umas das primeiras paradas do ônibus é outra famosa obra projetada por Oscar Niemeyer, o Teatro Nacional. De lá, o circular segue para os setores hoteleiros norte e sul, além da galeria dos estados.

Após trafegar pelo setor bancário, retorna-se ao eixo monumental, passando, desta vez, pelo lado do Museu, Biblioteca Nacional e Catedral. O próximo destino também é convidativo, a Universidade de Brasília (UNB), com paradas no Instituto de Artes e na Biblioteca. Sai dali para o setor de clubes e termina o itinerário no CCBB, onde poderá ser apreciada a programação de um dos mais importantes centros de cultura da cidade.

Informações de horário: CCBB

Atualizado em 6 Set 2011.