Guia da Semana

Um marco na história do Brasil, o Dia da Independência é a ocasião em que algumas cidades literalmente param a fim de prestigiar desfiles, paradas e apresentações cívicas. O dia em que D. Pedro I deu o brado "Independência ou Morte", próximo ao rancho do Ipiranga, em São Paulo, libertou o Brasil do domínio de Portugal e fez com que, a partir de 7 de setembro de 1822, o país pudesse alçar voos políticos e econômiocos maiores, livre a influência que sofria como colônia portuguesa. Diversas cidades em todo o país comemoram essa importante data com os Desfiles Cívicos, com a participação de civis e militares. A equipe do Guia da Semana pesquisou os maiores eventos em cinco das maiores cidades do Brasil; confira a lista a seguir, onde se realizarão as comemorações.

Brasília

Foto: Wikipedia


O último desfile com a participação do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, acontece na Esplanada dos Ministérios, na capital do país. De acordo com o edital da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), serão instaladas arquibancadas cobertas para comportar cerca de 20 mil pessoas. Além disso, a organização vai reservar tribunas para as autoridades e convidados. Para que o público possa acompanhar os desfiles com toda a comodidade, serão instalados três telões e 190 banheiros químicos.

O Presidente fará a revisão das tropas às 8h45, já que o início do desfile está previsto para as 9h05. Todo ano, a organização leva um assunto diferente para a Esplanada. Em 2010, "Cultura popular como ferramenta para a promoção da paz" será o tema, com a participação de escolas do Distrito Federal e associações culturais. Em seguida, haverá a apresentação das tropas do Exército, da Aeronáutica e da Marinha.

São Paulo

Foto: Caio Pimenta/SPTuris


Este será o 12º anos consecutivo em que o Desfile Cívico e Militar em comemoração à Independência do Brasil acontece no Sambódromo do Anhembi. Os desfiles começam às 10h: a abertura fica por conta dos alunos das redes municipal e estadual de ensino, em seguida, às 10h35, é a vez do desfile militar, com a participação de membros da Marinha, do Exército, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Federal e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Também participam do evento a Polícia Civil, a unidade Técnico-Científica e a Guarda Civil Metropolitana. A previsão do término do desfile é às 12h30. A entrada é grátis.

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1.209 (próximo ao Campo de Marte).

Florianópolis

Foto: Neiva Daltrozo/Secom


Na capital catarinense, o Governo do Estado, junto com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e os Comandos das Guarnições Militares da Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Liga da Defesa Nacional, promovem, em 7 de setembro o Desfile Cívico Militar na Passarela do Samba Nego Quirido. O evento começa às 9h e conta com a participação de Militares com medalhas, além da Marinha, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que desfilam uniformizados sobre carros abertos.

Endereço: Avenida Governador Gustavo Richard, 5.000 - Centro.

Curitiba

Foto: Divulgação


Na capital paranaense, a programação acontece entre 3 e 7 de setembro. Das 9h às 17h, ocorre o Paraná em Ação, uma feira em que as pessoas podem emitir documentos, ter orientações médicas, atendimento jurídico na área familiar e previdenciária. Além disso, há a inscrição para o casamento coletivo e também para programas sociais. No dia 7 de setembro, a partir das 9h, acontece o Desfile Cívico na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico de Curitiba. O evento é organizado pelo Governo do Estado, pelo Exército, pela Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército e pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo.

Endereço: Paraná em Ação: Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu - Centro Cívico.

Desfile: Avenida Cândido de Abreu - Centro Cívico.

Belo Horizonte

Foto: Osvaldo Afonso/Secom MG


Realizado pelas Forças Armadas, sob o comando da 4ª Região Militar do Exército, o Desfile Cívico Militar da capital mineira conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte. O evento, que começa às 9h30 e vai até 12h30, inicia seu percurso na Avenida Afonso Pena, uma das mais importantes da cidade, passando entre a Avenida Caradaí e a Rua Espírito Santo, no centro da cidade.

Todo o evento conta com infraestrutura de som e banheiros químicos para o público. O palanque oficial é instalado em frente ao prédio da Prefeitura e lá estarão presentes o prefeito, Márcio Lacerda, o governador do Estado, Antônio Anastásia, e autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Os primeiros a passarem por esse trajeto serão os militares: Exército, Polícia Militar, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal. Por fim, haverá o desfile civil, com alunos do Colégio Militar e outras instituições que estão ligadas às Forças Armadas.

Endereço: Avenida Afonso Pena, entre Avenida Carandaí e Rua Espírito Santo - Centro.



Atualizado em 6 Set 2011.