Guia da Semana

Foto: Divulgação

O Pateo do Collegio, onde São Paulo começou

Certamente o padre José de Anchieta não imaginava as dimensões que sua escola, construída no alto do morro Inhapuambuçu (entre os vales do Anhangabaú e Tamanduateí), viria a se tornar a maior cidade do Brasil. A largada foi dada no dia 25 de janeiro de 1554, quando ele celebrou uma missa para marcar o início das atividades do Real Colégio de Piratininga. O nome São Paulo veio a reboque: nessa data, é celebrada a conversão do apóstolo Paulo de Tarso ao catolicismo.

Era de lá, um amontoado de casas ao redor da escola, que saíam as bandeiras, expedições formadas por grupos de homens em direção ao interior do Brasil. Com eles, vinham minerais preciosos e escravos. A estrutura incipiente e precária foi se modernizando com o passar do tempo - e a então vila de São Paulo de Piratininga mudava de status: de cidade a capital da província, em 1815.

E não parou por aí. A cultura do café foi muito importante para a arrancada rumo ao crescimento. O trem chegava de Santos, trazendo os imigrantes europeus que partiam em direção às fazendas das cidades do interior. Mas muitos deles adotaram São Paulo como seu destino final e aqui ficaram. A cidade ganhou ares de metrópole com as intervenções urbanísticas do início do século 20 e tornou-se ainda maior com a chegada das indústrias, nos anos 70.

Daí pra frente, a história é conhecida: prédios, casas e conjuntos residenciais se tornavam maiores e, cada vez mais, gente de todos os cantos do país e do mundo adotava São Paulo como sua cidade - fazendo aqui, também, a sua história. E, para comemorar a data, o Guia da Semana preparou uma série de reportagens, com várias dicas de atividades e viagens. Confira as sugestões e aproveite o feriadão!
























Atualizado em 6 Set 2011.