Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

De bem com a natureza

Sentir-se ecologicamente correto está na moda, inclusive no ramo da hotelaria. A principal preocupação é economizar energia..


Foto: Hotel Miramar Maragogi Resort/ Divulgação

Se você é um defensor nato da natureza e está preocupado em cuidar do ambiente até quando está relaxando, pode ficar tranquilo. E você que não é tão engajado, mas acha que muitos hotéis são sinônimo de desperdício, pode perceber que algumas coisas mudaram. Essa eco-preocupação não é particularidade sua. O mundo inteiro já acendeu o sinal de alerta para os cuidados com o planeta, e isso inclui uma boa lista de hotéis e pousadas espalhados pelo Brasil.

Economia para salvar o planeta

Atitudes que envolvem desde medidas mais simples (como um equipamento ao lado da porta do quarto, onde o hóspede insere a chave para ligar a eletricidade) até grandes projetos sustentáveis (a partir de um sistema que reaproveita a água da chuva, por exemplo) podem agregar soluções ao planeta. O grande objetivo desses locais ecologicamente corretos é economizar energia. Assim, além de trabalhar no sentido de evitar o gasto excessivo de água e eletricidade para diminuir o impacto ambiental, a maior parte dos estabelecimentos aposta no investimento de métodos alternativos, como a captação de energia solar.

Um hotel localizado em um grande centro urbano, que recebe milhares de turistas e, ainda assim, preocupa-se em fazer a sua parte para evitar que a ação do homem seja ainda mais desastrosa, pode contribuir muito mais do que você pensa com o ambiente. Selecionamos alguns estabelecimentos que seguem à risca bom e velho clichê "Se cada um fizer a sua parte, o mundo pode ser melhor". Afinal, ter o título de Protetora do Ambiente está cada vez mais em alta. Confira e boa viagem!


Foto: Hotel Miramar Maragogi Resort/ Divulgação

Hotel Miramar Maragogi Resort - Alagoas

O projeto do empreendimento, na praia de Maragogi, foi concebido a partir de um arvoredo existente. Antes de iniciar as obras, a empresa financiou levantamento por GPS, identificando as espécies e catalogando-as uma a uma. Cada árvore cortada na construção resultou na plantação de duas outras. Em todos os bangalôs e apartamentos foram instaladas placas solares para aquecimento de água.

Informações: www.miramarmaragogiresort.com
Telefone: (82) 3296-3200, (82) 3296-9112

Hotel Verde Green - João Pessoa (PB)

Localizado na praia de Manaíra, o Verdegreen tem as portas e os móveis fabricados a partir de madeira de reflorestamento. O hotel também prioriza o uso de iluminação natural em todas as áreas, de descarga com duplo acionamento, tem sistema de reaproveitamento de água, utiliza sensores para controle de luz e cultiva alimentos orgânicos em horta própria.

Informações: [email protected]
Telefone: (83) 3044-0000


Foto: Pousada Ronco do Bugio/ Divulgação

Pousada Ronco do Bugio - Piedade (SP)

Consegue produzir 35% da energia consumida utilizando uma turbina movida por uma queda d'água, aproveitando o recurso natural de maneira limpa e eficiente. O projeto arquitetônico privilegi

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

#DiscoverGermanyFromHome: campanha virtual permite conhecer a Alemanha sem sair de casa; saiba mais!

Viagens

15 museus ao redor do mundo para conhecer sem sair de casa

Viagens

13 museus sobre a história africana para visitar ao redor do mundo

Viagens

Veja a programação de blocos de Carnaval no Rio de Janeiro em 2020

Viagens

12 passeios imperdíveis em Bangkok, na Tailândia

Viagens

10 viagens internacionais perfeitas para fazer com os avós

Viagens