Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

De bem com a natureza

Sentir-se ecologicamente correto está na moda, inclusive no ramo da hotelaria. A principal preocupação é economizar energia..


Foto: Hotel Miramar Maragogi Resort/ Divulgação

Se você é um defensor nato da natureza e está preocupado em cuidar do ambiente até quando está relaxando, pode ficar tranquilo. E você que não é tão engajado, mas acha que muitos hotéis são sinônimo de desperdício, pode perceber que algumas coisas mudaram. Essa eco-preocupação não é particularidade sua. O mundo inteiro já acendeu o sinal de alerta para os cuidados com o planeta, e isso inclui uma boa lista de hotéis e pousadas espalhados pelo Brasil.

Economia para salvar o planeta

Atitudes que envolvem desde medidas mais simples (como um equipamento ao lado da porta do quarto, onde o hóspede insere a chave para ligar a eletricidade) até grandes projetos sustentáveis (a partir de um sistema que reaproveita a água da chuva, por exemplo) podem agregar soluções ao planeta. O grande objetivo desses locais ecologicamente corretos é economizar energia. Assim, além de trabalhar no sentido de evitar o gasto excessivo de água e eletricidade para diminuir o impacto ambiental, a maior parte dos estabelecimentos aposta no investimento de métodos alternativos, como a captação de energia solar.

Um hotel localizado em um grande centro urbano, que recebe milhares de turistas e, ainda assim, preocupa-se em fazer a sua parte para evitar que a ação do homem seja ainda mais desastrosa, pode contribuir muito mais do que você pensa com o ambiente. Selecionamos alguns estabelecimentos que seguem à risca bom e velho clichê "Se cada um fizer a sua parte, o mundo pode ser melhor". Afinal, ter o título de Protetora do Ambiente está cada vez mais em alta. Confira e boa viagem!


Foto: Hotel Miramar Maragogi Resort/ Divulgação

Hotel Miramar Maragogi Resort - Alagoas

O projeto do empreendimento, na praia de Maragogi, foi concebido a partir de um arvoredo existente. Antes de iniciar as obras, a empresa financiou levantamento por GPS, identificando as espécies e catalogando-as uma a uma. Cada árvore cortada na construção resultou na plantação de duas outras. Em todos os bangalôs e apartamentos foram instaladas placas solares para aquecimento de água.

Informações: www.miramarmaragogiresort.com
Telefone: (82) 3296-3200, (82) 3296-9112

Hotel Verde Green - João Pessoa (PB)

Localizado na praia de Manaíra, o Verdegreen tem as portas e os móveis fabricados a partir de madeira de reflorestamento. O hotel também prioriza o uso de iluminação natural em todas as áreas, de descarga com duplo acionamento, tem sistema de reaproveitamento de água, utiliza sensores para controle de luz e cultiva alimentos orgânicos em horta própria.

Informações: [email protected]
Telefone: (83) 3044-0000


Foto: Pousada Ronco do Bugio/ Divulgação

Pousada Ronco do Bugio - Piedade (SP)

Consegue produzir 35% da energia consumida utilizando uma turbina movida por uma queda d'água, aproveitando o recurso natural de maneira limpa e eficiente. O projeto arquitetônico privilegi

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça Barbados, incrível país no Mar do Caribe

Viagens

Conheça Chianti, região com cidades medievais na Itália

Viagens

10 lugares na Europa perfeitos para viajar com amigos

Viagens

7 lugares fascinantes para conhecer em Honduras

Viagens

Confira 8 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

Viagens

10 montanhas-russas ao redor do mundo que você precisa conhecer

Viagens