Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

De olho na obra

A prefeitura apóia o projeto que possibilita que os vizinhos que denunciem as obras irregulares.

Foto: Getty Images

Construções públicas irregulares, obras alteradas e puxadinho ilegal correm o risco de não existirem mais. Isso porque a prefeitura implantou um sistema onde o cidadão pode acompanhar em tempo real a regularidade das construções.

Para isso, basta consultar o site De Olho na Obra ( www.prefeitura.sp.gov.br/deolhonaobra ), digitar o nome da rua e o número do local, seja pública ou particular. A prefeitura busca com essa nova ferramenta reduzir o número e edificações ilícitas através da denúncia do próprio cidadão. O site contém os dados básicos das obras com licença e caso o endereço não se encontre na lista, é sinal que aquele trabalho não tem o devido alvará.

O Alvará é cedido pela subprefeitura da região, com o dono do imóvel apresentando uma série de documentos, como a planta, o laudo do engenheiro responsável e os comprovantes de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

A ação foi idealizada pela Secretaria Especial de Desburocratização (SED) e visa dar transparência a todos os alvarás de construção ou reformas emitidos pela Prefeitura. Assim, as construções, reconstruções e reformas de imóveis agora já podem ser fiscalizadas pelos próprios munícipes. No site estão todos os documentos expedidos na cidade desde 1997.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça a cidade de Leuven, capital da cerveja belga

Viagens

8 passeios imperdíveis em Seattle, nos Estados Unidos

Viagens

10 passeios imperdíveis no bairro de Belém, em Lisboa

Viagens

Conheça a cidade medieval de Füssen, na Alemanha

Viagens

Conheça Panama Beach City, destino com praias paradisíacas e muita natureza na Flórida

Viagens

9 passeios imperdíveis em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Viagens