Guia da Semana

Por Lorelay G. Magri


Depois de uma semana agitada, dentro de metrôs e trens lotados, fica impossível imaginar que alguém esteja a fim de curtir um passeio de maria fumaça. Mas quem topar a aventura, pode se surpreender com a delicadeza e beleza das paisagens por onde os trens passam.

Muitas cidades conservam as memórias de sua origem nas próprias estações de trens; os museus abrigam fotos e documentos que fizeram parte da história.

Reserve seu lugar, escolha uma poltrona e embarque nessa viagem!

Trem à Vapor na Serra Gaúcha
O passeio de Maria Fumaça começa na Estação da cidade de Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul, conhecida como a maior produtora de uvas e vinhos do Brasil. Durante o percurso, os passageiros recebem a visita de imigrantes italianos que dançam e cantam músicas típicas. Nos 23 km rodados, há uma parada em Garibaldi e segue até Carlos Barbosa.

Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá
A estrada de 110 km, que liga Curitiba a Paranaguá, foi originada em 1885. O passeio é muito procurado por turistas, principalmente por proporcionar uma vista panorâmica e privilegiada de cascatas, rios, pontes e um túnel que passa por debaixo da serra. O ponto mais alto do trajeto atinge 950m sob o nível do mar. Os passageiros também têm a oportunidade de conhecer diversos lugares históricos e apreciar a cachoeira Véu da Noiva. O passeio é organizado pela empresa Serra Verde Express.

Estrada de Ferro do Corcovado - RJ
Para quem quer conhecer o Cristo Redentor, pode seguir viagem pelo trem da Estrada de Ferro do Corcovado. O trem foi inaugurado pelo Imperador D. Pedro II, em 1884. A história dos trens da estrada de ferro é marcada pela visita de grandes personagens da história, como Santos Dummont, Getúlio Vargas, princesa Diana e Papa João Paulo II. A viagem dura 20 minutos e na alta temporada, cerca de três mil passageiros passam por dia pelo trem.

Trem das Águas - São Lourenço - MG
O passeio a bordo de uma locomotiva a vapor, que vai de São Lourenço a Soledade de Minas dura cerca de 30 minutos. Os turistas têm a oportunidade de assistir a uma apresentação musical com violeiros que cantam músicas do folclore mineiro. Durante a parada de uma hora em Soledade, os passageiros podem visitar e comprar lembranças na feira de artesanatos da cidade.

Maria Fumaça do Memorial do Imigrante - SP
Foto: Fernando Rebelo
O Memorial do Imigrante permite que seus visitantes façam um passeio de maria fumaça ou bonde. O trecho percorrido pela maria fumaça é o mesmo que pertencia ao Ramal Ferroviário dos Imigrantes, vai da estação do memorial até a Rua da Móoca. O local possui um museu com documentos que pertenceram a Secretaria da Cultura do Estado e registro de imigrantes.

Estrada de Ferro de Campos do Jordão
A Estrada de Ferro de Campos do Jordão oferece aos visitantes diversos roteiros para passear de trem. Foi construída em 1914, e funcionava a vapor. Só em 1924 foi eletrificada. Destinados para passeios turísticos, os trens seguem de Pindamonhangaba até o Parque Reino das Águas Claras, e aproveitam para conhecer a zona rural e antigas fazendas cafeeiras do local.

Passeio de maria fumaça em Campinas
A maria fumaça que liga Campinas a Jaguariúna, é considerada uma das mais conservadas do Brasil. O trem corre pelos trilhos da antiga Companhia Mogiana, de 1875. Durante o percurso, os passageiros escutam histórias sobre os barões de café e sobre o funcionamento das locomotivas. O local funciona como cenário para gravações de novelas de época.

Você Sabia?

  • A primeira ferrovia inaugurada no Brasil foi em 1854, com a concessão de Dom Pedro II. A locomotiva era conhecida como Baronesa, ligando a Baía de Guanabara a Raiz da Serra em Petrópolis no Rio de Janeiro.
  • A locomotiva Jung número 4, que percorre o trecho Bento Gonçalves/Carlos Barbosa, no Sul, serviu de cenário para as gravações do filme brasileiro O Quatrilho.
  • A primeira estrada de ferro construída no Brasil exclusivamente para fins turísticos, foi a Estrada de Ferro do Corcovado.

  • Atualizado em 6 Set 2011.