Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

De volta ao passado...

Apito, fumaça, vagões e paisagens. Conheça um pouco mais sobre as cidades que conservam parte de sua história através de suas locomotivas..

Por Lorelay G. Magri


Depois de uma semana agitada, dentro de metrôs e trens lotados, fica impossível imaginar que alguém esteja a fim de curtir um passeio de maria fumaça. Mas quem topar a aventura, pode se surpreender com a delicadeza e beleza das paisagens por onde os trens passam.

Muitas cidades conservam as memórias de sua origem nas próprias estações de trens; os museus abrigam fotos e documentos que fizeram parte da história.

Reserve seu lugar, escolha uma poltrona e embarque nessa viagem!

Trem à Vapor na Serra Gaúcha
O passeio de Maria Fumaça começa na Estação da cidade de Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul, conhecida como a maior produtora de uvas e vinhos do Brasil. Durante o percurso, os passageiros recebem a visita de imigrantes italianos que dançam e cantam músicas típicas. Nos 23 km rodados, há uma parada em Garibaldi e segue até Carlos Barbosa.

Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá
A estrada de 110 km, que liga Curitiba a Paranaguá, foi originada em 1885. O passeio é muito procurado por turistas, principalmente por proporcionar uma vista panorâmica e privilegiada de cascatas, rios, pontes e um túnel que passa por debaixo da serra. O ponto mais alto do trajeto atinge 950m sob o nível do mar. Os passageiros também têm a oportunidade de conhecer diversos lugares históricos e apreciar a cachoeira Véu da Noiva. O passeio é organizado pela empresa Serra Verde Express.

Estrada de Ferro do Corcovado - RJ
Para quem quer conhecer o Cristo Redentor, pode seguir viagem pelo trem da Estrada de Ferro do Corcovado. O trem foi inaugurado pelo Imperador D. Pedro II, em 1884. A história dos trens da estrada de ferro é marcada pela visita de grandes personagens da história, como Santos Dummont, Getúlio Vargas, princesa Diana e Papa João Paulo II. A viagem dura 20 minutos e na alta temporada, cerca de três mil passageiros passam por dia pelo trem.

Trem das Águas - São Lourenço - MG
O passeio a bordo de uma locomotiva a vapor, que vai de São Lourenço a Soledade de Minas dura cerca de 30 minutos. Os turistas têm a oportunidade de assistir a uma apresentação musical com violeiros que cantam músicas do folclore mineiro. Durante a parada de uma hora em Soledade, os passageiros podem visitar e comprar lembranças na feira de artesanatos da cidade.

Maria Fumaça do Memorial do Imigrante - SP
Foto: Fernando Rebelo
O Memorial do Imigrante permite que seus visitantes façam um passeio de maria fumaça ou bonde. O trecho percorrido pela maria fumaça é o mesmo que pertencia ao Ramal Ferroviário dos Imigrantes, vai da estação do memorial até a Rua da Móoca. O local possui um museu com documentos que pertenceram a Secretaria da Cultura do Estado e registro de imigrantes.

Estrada de Ferro de Campos do Jordão
A Estrada de Ferro de Campos do Jordão oferece aos visitantes diversos roteiros para passear de trem. Foi construída em 1914, e funcionava a vapor. Só em 1924 foi eletrificada. Destinados para passeios turísticos, os trens seguem de Pindamonhangaba até o Parque Reino das Águas Claras, e aproveitam para conhecer a zona rural e antigas fazendas cafeeiras do local.

Passeio de maria fumaça em Campinas
A maria fumaça que liga Campinas a Jaguariúna, é considerada uma das mais conservadas do Brasil. O trem corre pelos trilhos da antiga Companhia Mogiana, de 1875. Durante o percurso, os passageiros escutam histórias sobre os barões de café e sobre o funcionamento das locomotivas. O local funciona como cenário para gravações de novelas de época.

Você Sabia?

  • A primeira ferrovia inaugurada no Brasil foi em 1854, com a concessão de Dom Pedro II. A locomotiva era conhecida como Baronesa, ligando a Baía de Guanabara a Raiz da Serra em Petrópolis no Rio de Janeiro.
  • A locomotiva Jung número 4, que percorre o trecho Bento Gonçalves/Carlos Barbosa, no Sul, serviu de cenário para as gravações do filme brasileiro O Quatrilho.
  • A primeira estrada de ferro construída no Brasil exclusivamente para fins turísticos, foi a Estrada de Ferro do Corcovado.


  • Atualizado em 6 Set 2011.

    Mais notícias

    10 lugares da Bahia para conhecer online

    Viagens

    10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

    Viagens

    10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

    Viagens

    10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

    Viagens

    6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

    Viagens

    10 montanhas incríveis ao redor do mundo para ver online

    Viagens