Guia da Semana

Foto: sxc.hu


Ao soar do sino ou resplandecer de lâmpadas, as decorações natalinas vão aos poucos tomando os grandes e pequenos centros urbanos que incorporam o ritmo das festas de fim de ano. Entre guirlandas, trenós e até efeitos cinematográficos, sem deixar de lado os adereços tradicionais como festões e bolinhas coloridas, o costume de enfeitar as fachadas e interiores reflete um sentimento de encanto e magia expressos nos olhares que estáticos se atentam a cada detalhe.

Não é preciso ser criança ou alimentar crendices pelo bom velhinho para ser fisgado pelo clima da temporada. Inspirados por temas convidativos, os cenários montados para a época inovam cada vez mais.

Foto: sxc.hu
Com uma proposta interativa e politicamente correta, o Banco Real oferece aos visitantes a oportunidade de aprender sobre sustentabilidade, com aulas práticas ministradas pelos duendes na Escola de Papai Noel. "Acreditamos que o maior presente que podemos deixar para as gerações futuras são as nossas atitudes de hoje. Com esse projeto queremos instigar o público a reinventar seus atos cotidianos, construindo, assim, um mundo melhor ", explica Daniela Dutra, gerente de promoções, eventos e patrocínios do Banco Real.

Foto: sxc.hu
Seguindo a tradição dos anos anteriores, o grupo Santander Banespa, em parceria com a prefeitura de São Paulo, prepara a cidade para receber um visual temático. Dessa vez, as decorações, que abrem as exposições no início de dezembro, vão contemplar sete pontos da capital paulista: o Parque do Ibirapuera (árvore de natal gigante); os edifícios Matarazzo (sede da Prefeitura) e Altino Arantes; os viadutos Santa Ifigênia e Euclides Figueiredo; a Praça da República e o Vale do Anhagabaú.

"O Natal é uma comemoração que emociona e alegra. Nosso empenho em fazer uma bela e merecida festa para quem visita ou vive em São Paulo é uma forma de homenagear os que fazem dessa cidade, o maior centro de excelência, vanguarda e eficiência da América Latina nas mais diversas áreas de atuação. Neste ano, tanto o turista quanto o morador poderão ver e vivenciar o mais iluminado Natal da história da capital paulista", afirma o prefeito Gilberto Kassab.

Foto: divulgação
A uma hora de distância da capital, a cidade de Itu, conhecida por fabricar objetos de dimensões generosas, abriga a Árvore de Natal Gigante. A atração possui 84 metros de altura - o equivalente a um prédio de 28 andares e pode ser visto nas cores roxo, verde e amarelo champagne.

Decoração intimista
Foto: ruanormandia.com.br
A Rua Normandia localizada na zona sul de São Paulo, no bairro de Moema, é considerada uma das mais importantes atrações nacionais no que se refere à decoração natalina. O local chama atenção por abrigar imóveis inspirados na arquitetura européia que todo fim de ano, tradicionalmente, complementam o cenário festivo; um verdadeiro boulevar enfeitado e iluminado, com direito até a chuva de neve artificial.

Confira outras decorações na cidade:

Sonho de Natal - Maxi Shopping Jundiaí
Natal de Luz - Morumbi Shopping
O Alegre Natal dos Doces - Raposo Shopping
Casa do Natal- Shopping Interlagos
Natal na Cidade das Torres - Central Plaza Shopping

Porgrame-se
Conheça algumas agências que oferecem um city tour pelos pontos decorados:

www.graffit.com.br

www.numberonetours.com

www.ecology.com.br

www.citytoursp.com.br


Atualizado em 6 Set 2011.