Guia da Semana

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada no centro de Guarulhos, quer se tornar referência no atendimento às pessoas portadoras de deficiência visual. Para tanto, a instituição tem em suas dependências um departamento específico que visa promover a inserção social desse público - o Espaço Braille Professora Alice Ribeiro.

O local conta com um estúdio de som destinado à gravação. Há ainda um computador equipado com softwares especiais que transformam em voz tudo o que aparece na tela, ou que possibilite leitura, com apoio de um sintetizador de voz, de qualquer texto digitado. Há uma lupa eletrônica que, conectada à televisão, amplia a imagem para as pessoas que tenham baixa visão.

Em relação aos leitores voluntários, a instituição mantém um sistema de cadastramento para as pessoas que queiram participar de gravação de publicações e de livros falados. Elas passam por um curso de capacitação, em que treinam fluência de leitura e dicção, e assistem a palestras de fonoaudiólogos. Os interessados devem fazer sua inscrição na própria Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Rua João Gonçalves, 439), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Atualizado em 27 Nov 2013.