Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Descanso ou aventura?

Em Socorro você tem essas opções de escolha.

Foto: Arquivo Pessoal
Parque do Monjolinho


Localizada a 132 quilômetros de São Paulo, Socorro é uma ótima cidade para quem gosta de esportes de aventura a preços acessíveis. Mas, além do turismo de aventura, há também a Feira Permanente de Malhas e Artesanato e as casas antigas, construídas nos séculos 18 e 19, que preservam sua estrutura com portas altas e janelas grandes, além do chão feito de madeira.

Mas se tirolesas e raftings não fazem a sua cabeça, Socorro possui diversas pousadas para descanso, além de alambiques com visitas monitoradas. Não tive a sorte de ter um guia para me acompanhar na produção de uma cachaça. Simplesmente chegamos lá e não nos atenderam. Em outros alambiques, a visita precisa ser agendada.

Foto: Arquivo Pessoal
Uma das quedas da cachoeira do Monjolinho


Em todas as pousadas, há um mapa com os nomes de todas as cachoeiras e empresas de aventura. A maioria delas também oferece piscina e café da manhã incluso na diária. A que ficamos está localizada fora da cidade, perto do Parque do Monjolinho, onda há uma cachoeira de mesmo nome. É um visual lindo para quem gosta de natureza e rafting.

Além da cachoeira, também existem diversas trilhas. Em uma delas, o "Caminho de São Francisco de Assis", nós nos deparamos com vários bonequinhos dos sete anões e da Branca de Neve. Não teve jeito, assim que passamos começou a canção "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou", disparada por sensores de movimento das estátuas. É muito interessante para distrair a criançada que não pode se arriscar numa tirolesa, por exemplo.

À noite, a cidade se revela como um típico destino do interior: todos vão para a praça central, que tem uma igreja linda. Há lanchonetes e pizzarias por perto e, se não está chovendo, os donos dos estabelecimentos colocam as mesas no meio da praça. Ficar sentado conversando com os amigos e conhecer gente nova. Nada melhor para finalizar o dia, seja ele de descanso, ou de aventura.


Leia a coluna anterior de Maraísa Bueno


Destaques de um parque urbano


Quem é a colunista: Maraísa Bueno.

O que faz: jornalista e repórter da equipe do Guia da Semana.

Pecado Gastronômico: uma boa massa e, é claro, chocolate!

Melhor Lugar do Brasil: minha casa, na pequena cidade de Serrania, sul de Minas Gerais (também não dispenso uma boa praia!).

Para Falar com ela: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo