Guia da Semana

Foto: Gael Oliveira


Repleta de espaços verdes e pequenas vilas, a Vila Mariana é um dos locais mais tradicionais de São Paulo. Situado na zona centro-sul da capital paulista, o bairro tem uma história que remete à penúltima década do século 18. Foi nessa época que o governador Francisco da Cunha Menezes concedeu uma sesmaria a Lázaro Rodrigues Piques, e a Vila Mariana é fruto do desenvolvimento dessas terras.

Atualmente, o bairro está entre os melhores para se viver em São Paulo. A renda per capita de seus habitantes é superior a R$ 3,6 mil. Na região, encontram-se espaços como o Parque Ibirapuera, que concentra dois dos museus mais importantes do estado, e uma das unidades do Sesc mais frequentadas da cidade. Em outras palavras, não faltam opções de lazer no bairro.

Além disso, a Vila Mariana concentra algumas das principais universidades da capital, o que, consequentemente, faz com que o local tenha uma vida noturna agitada. As imediações da Rua Joaquim Távora, são repletas de bares e restaurantes.
Também não faltam supermercados e estabelecimentos comerciais no bairro, salas de cinema, shopping. Veja o roteiro que preparamos e programe-se!










Atualizado em 6 Set 2011.