Guia da Semana

Foto: Diego Dacax


O Tatuapé tem uma história que se confunde com a própria fundação da cidade de São Paulo. Pioneira na cultura de uvas no Brasil, em 1551 a região teve sua primeira vinícola instalada pelo fidalgo português Brás Cubas. As vinícolas, por sinal, são um fator marcante na história do Tatuapé. Tanto é que famílias de imigrantes italianos que atuaram no ramo, como os Marengo e os Camardo, emprestam seus sobrenomes a diversas ruas do bairro.

No período que é tido como sua segunda fase de desenvolvimento, o Tatuapé deixou de ser uma região de atividades rurais e passou a ser um bairro operário. Essa fase se inicia no fim do século 19 e vai até a década de 70 do século passado, quando as indústrias começaram a deixar o local por conta do boom imobiliário que dura até hoje na região. Atualmente, o Tatuapé é habitado majoritariamente pela classe média e média alta.


Foto: Diego Dacax



Um passeio pela região do Largo da Nossa Senhora do Bom Parto é o bastante para compreender a opção de quem escolheu o bairro para viver. Tranquilo e ao mesmo tempo autossuficiente, o Tatuapé oferece opções de lazer e cultura que não devem nada para nenhum outro local da cidade.


Com importância histórica, a expectativa de vida mais alta de São Paulo - 80 anos - e uma série de atrativos noturnos, estabelecimentos comerciais e pontos de serviços, o bairro vem atraindo cada vez mais moradores. Confira!














Atualizado em 6 Set 2011.