Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Descubra o Tatuapé

Uma das áreas mais tradicionais da zona leste de São Paulo, o bairro oferece desde opções de lazer e cultura até serviços gerais e comércios de todos os tipos.

Foto: Diego Dacax


O Tatuapé tem uma história que se confunde com a própria fundação da cidade de São Paulo. Pioneira na cultura de uvas no Brasil, em 1551 a região teve sua primeira vinícola instalada pelo fidalgo português Brás Cubas. As vinícolas, por sinal, são um fator marcante na história do Tatuapé. Tanto é que famílias de imigrantes italianos que atuaram no ramo, como os Marengo e os Camardo, emprestam seus sobrenomes a diversas ruas do bairro.

No período que é tido como sua segunda fase de desenvolvimento, o Tatuapé deixou de ser uma região de atividades rurais e passou a ser um bairro operário. Essa fase se inicia no fim do século 19 e vai até a década de 70 do século passado, quando as indústrias começaram a deixar o local por conta do boom imobiliário que dura até hoje na região. Atualmente, o Tatuapé é habitado majoritariamente pela classe média e média alta.


Foto: Diego Dacax



Um passeio pela região do Largo da Nossa Senhora do Bom Parto é o bastante para compreender a opção de quem escolheu o bairro para viver. Tranquilo e ao mesmo tempo autossuficiente, o Tatuapé oferece opções de lazer e cultura que não devem nada para nenhum outro local da cidade.


Com importância histórica, a expectativa de vida mais alta de São Paulo - 80 anos - e uma série de atrativos noturnos, estabelecimentos comerciais e pontos de serviços, o bairro vem atraindo cada vez mais moradores. Confira!















Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens