Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Desligue-se do urbano

Parque de São Paulo é uma boa opção de passeio para quem deseja esquecer que existe barulho na capital.

Foto: Arquivo Pessoal


Sem sair da capital, esqueça que existe poluição do ar, sonora e visual em São Paulo. Acredite, é possível. E basta entrar no Jardim Botânico de São Paulo para cumprimentar a tão almejada tranquilidade, o silêncio e a paz que poucos paulistanos desfrutam em seu cotidiano.


A ideia é dedicar uma tarde inteira à preguiça, ao não-compromisso e à apreciação desta reserva de Mata Atlântica. Além disso, é interessante ter um objetivo: vai fazer um piquenique? Ótimo, prepare a cesta! Quer caminhar pela área? Vá de tênis.


Na minha visita, quis andar pela maior parte possível da área, e comecei pelo inevitável Caminho das Águas, que acalma o espírito num estalar de dedos. Naquele mundo à parte, visitei a estufa e vi tantas das chamadas ´plantas tropicais´ - orquídeas e mais orquídeas! - que o encanto parecia só se multiplicar e dar vida a poesias antes esquecidas.


E não é que o Botânico de SP, além de tudo, possui carpas? Brinquei de fotografar algumas, olhei seu nadar sem compromisso e segui no mesmo espírito explorador. Cactus, plantas com aspecto de espantalho, bromélias imperiais, dentes-de-leão para assoprar.

Um museu e um lago cheio de ninfeias. O que mais pode se querer da vida?

Ainda passei, na caminhada sem pressa, pelo Bosque do Pau-Brasil, o Brejo Natural e, após desistir de um caminho misterioso de terra, segui para a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga - cujo nome creio que diz tudo por si só.


Nesta escapadinha do urbano, contudo, uma placa lembra bem a cidade grande e alerta: "Não escreva nas árvores!" - sim, com a exclamação ao final. O local recebe muitas crianças em excursões e, a propósito, promove visitas monitoradas também para grupos de adultos, durante as quais explica sobre a importância de se manter a biodiversidade no planeta.


O melhor de ir ao Jardim Botânico paulista é desenhar seu próprio percurso, entregando-se ao silêncio da natureza. O horário de funcionamento é de quarta a domingo das 9h às 17h. O telefone de lá é (11) 5073-6300.


Leia a coluna anterior de Lygia de Luca:
 
Se joga: 

 
Quem é a colunista: um outro você.

O que faz: escreve, fotografa, dança, pratica yoga, pinta e se aventura.

Pecado gastronômico: chicken tikka masala, açaí e chocolate.

Melhor lugar do mundo: onde eu possa viver como se ninguém estivesse olhando.

Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo