Guia da Semana

Fotos: Getty Images


Qual seria o roteiro dos seus sonhos? Passar a lua de mel nas ruínas e monumentos da antiga civilização grega; fazer as rotas de hotéis cassinos com os amigos em Las Vegas; ou embarcar com a família em um passeio no coração da África subsaariana? Cada viagem transmite ao turista magia, experiências e lembranças para o resto da vida. Para transformar a experiência em uma passagem única e fazer valer todo o tempo e investimento gasto, muitas pessoas deixam de lado os roteiros engessados das agências e buscam personalização nos pacotes turísticos, recorrendo a um profissional que tem esse objetivo como ganha-pão, o personal travel.

Ele tem como intuito planejar e montar uma viagem para o cliente, levando em conta os destinos que combinam com a pessoa (ou mesmo o grupo), a disponibilidade financeira, gostos e predileções. Liane Weber, que trabalha há 20 anos na área, pensou em montar uma empresa com esse conceito depois que estava em uma agência de viagem comprando um pacote para Gramado. "Quando perguntei a vendedora qual a localização do meu hotel, informou-me que era de frente para o mar. Legal, se existisse oceano em Gramado!", ironiza. A partir disso, atua montando pacotes para os seus clientes como fosse para si.

Para que o roteiro dê certo, os interessados batem um papo com o especialista, no qual é traçado um perfil para direcionar os itinerários, infraestrutura e logística de todo o evento. Depois de contratado, o profissional corre atrás de todos os detalhes: desde as documentações necessárias, passando por informações gastronômicas, até dicas sobre o vestuário, cultura e política local. Além de mapear tudo o que o turista vai encontrar, indica até se será necessário um guia local ou não e quais as cidades vizinhas que vale a pena conhecer.



Com lua de mel na cabeça e faltando menos de um ano para o grande dia, o jornalista André Costa não pensou duas vezes antes de recorrer a eles. Deixou a organização toda na mão do personal e se preocupou só com os preparativos com o casamento. "Foi a melhor coisa que fiz, todo estresse passado com o 'pré-enforcamento' foi compensado com uma viagem sensacional para o Caribe. Além disso, economizamos quase 70% do valor do que se tivéssemos deixado para a última hora!", enfatiza.

Segundo Liane, o filtro para a seleção do roteiro começa com os três tipos básicos de pessoas que estão procurando o turismo. O primeiro é aquele que quer conhecer lugares, não se preocupa tanto com a qualidade do atendimento e quer pagar o menor preço possível. Já o segundo busca o melhor custo benefício, pagar barato, ficar bem localizado e aproveitar ao máximo a viagem. Por último, são os que exigem tudo do bom e melhor, como um hotel de excelência, atendimento exclusivo e de luxo.



Embora pareça supérflua, essa ajuda pode ser fundamental em terras estranhas. Segundo a personal Liane, o grande diferencial nesse caso é que o cliente conta com o atendimento full time. Na eventualidade de algum problema, a empresa se responsabiliza por resolver no mesmo instante, evitando que ocorram situações como a passada pela publicitária Márcia Souza. "Viajei para a Itália e só tinha comprado as passagens da agência. Reservei estadia em um hotel, mas quando cheguei lá estava tudo lotado. Acabei tendo que pedir ajuda a um amigo, que me guiou até um que estava livre na região", ela relata.

O serviço, que antes era direcionado para empresários e executivos, atualmente é muito procurado por casais e famílias. Para as pessoas que viajam pela primeira vez, os roteiros montados transmitem uma segurança maior. Se você se interessou pelo serviço, saiba que a recomendação de quem trabalha na área é que qualquer viagem feita ao exterior seja planejada com um espaço de tempo entre seis a 11 meses, para melhor organização e para conseguir preço mais baixos.

Atualizado em 6 Set 2011.