Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Desvendando Itatiaia

Clima europeu e natureza exuberante fazem da cidade o lugar ideal para curtir o inverno a dois ou em grupo.

No inverno, nada de colocar o pijama e ir para o sofá assistir à televisão. Para driblar a preguiça típica da estação a pedida é preparar o carro, escolher um final de semana e arrumar as malas para curtir o friozinho em alto estilo. Afinal, por quê ficar cochilando se há lugares que convidam para uma viagem rápida, no próprio carro?

Ocupantes do veículo a postos e bagagens no porta-malas, pouco mais de uma hora de estrada é o suficiente para chegar a um dos principais destinos do Rio de Janeiro e do Brasil. Itatiaia , a menos de 200 quilômetros da capital fluminense, reúne turistas em busca de tranquilidade em meio à natureza exuberante e preservada, rica em fauna, flora, cachoeiras, riachos e picos de quase 3 mil metros de altura, que ficam cobertos por neve no inverno.

O nome Itatiaia vem do tupi-guarani e significa penhasco cheio de pontas, característica que pode ser observada nas formações naturais como o Pico das Agulhas Negras, com 2791 metros de altitude, a Serra da Maromba, com 2607 metros, e a Cabeça de Leão, com 2408 metros, todos protegidos pelo Parque Nacional do Itatiaia, a primeira Unidade de Conservação Ambiental do Brasil.

Além do parque, Itatiaia abriga o distrito turístico de Penedo, conhecido como a Finlândia fluminense. Fundado por imigrantes finlandeses, o bairro ainda preserva a cultura, a arquitetura e os costumes daquele país. Prova disso é a Pequena Finlândia, um parque temático com a Casa do Papai Noel, construções com arquitetura típica e apresentações de danças finlandesas. O local tem o turismo como principal atividade econômica e, por isso, opções de hospedagem não faltam: das mais simples às mais sofisticadas e das mais centrais às mais afastadas.

Na Vila da Gula, restaurantes, sorveterias, casas de chocolates artesanais, bares e choperias garantem excelentes opções gastronômicas e agitação noturna. As dicas são provar os pratos à base de trutas, provenientes de criadouros da própria região, e visitar o Museu Finlandês, uma verdadeira viagem cultural.


Parada obrigatória

Os visitantes que optarem por conhecer Itatiaia com o próprio veículo têm caminhos interessantes a desbravar. O destino é o Parque Nacional do Itatiaia, com relevo montanhoso e encostas da Serra da Mantiqueira. Por aqui, os turistas podem fazer escalada, rapel, trilhas, cavalgadas, se refrescar em cachoeiras e riachos e observar vistas panorâmicas indescritíveis. Do alto do Pico das Agulhas, por exemplo, é possível enxergar os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A caminhada é pesada e para quem não tem preparo físico o melhor é apreciar a paisagem da base. Durante o passeio há grandes chances de observar beija-flores, corujas, caxinguelês, quatis, pacas, ratos-do-mato, tucanos-de-bico-verde, gaviões e cachorros-do-mato. A flora também impressiona: jequitibás, quaresmeiras, cedros, samambaias, bambuzinhos, bromélias e orquídeas.

Nas proximidades do Parque Nacional há também o Parque Municipal Turístico Ecológico de Penedo, com 3 mil hectares, e o Brejo da Lapa, com uma queda d´água de 3,5 metros.

Para um passeio mais tranquilo, estacione o carro em locais adequados e seguros, trave as portas e não esqueça de levar na mochila protetor solar, roupas leves, garrafas de água, lanches e sacolas para lixo.


Como chegar: A partir do Rio de Janeiro ou de São Paulo, Rodovia Presidente Dutra.
Foto:

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens