Guia da Semana

No inverno, nada de colocar o pijama e ir para o sofá assistir à televisão. Para driblar a preguiça típica da estação a pedida é preparar o carro, escolher um final de semana e arrumar as malas para curtir o friozinho em alto estilo. Afinal, por quê ficar cochilando se há lugares que convidam para uma viagem rápida, no próprio carro?

Ocupantes do veículo a postos e bagagens no porta-malas, pouco mais de uma hora de estrada é o suficiente para chegar a um dos principais destinos do Rio de Janeiro e do Brasil. Itatiaia , a menos de 200 quilômetros da capital fluminense, reúne turistas em busca de tranquilidade em meio à natureza exuberante e preservada, rica em fauna, flora, cachoeiras, riachos e picos de quase 3 mil metros de altura, que ficam cobertos por neve no inverno.

O nome Itatiaia vem do tupi-guarani e significa penhasco cheio de pontas, característica que pode ser observada nas formações naturais como o Pico das Agulhas Negras, com 2791 metros de altitude, a Serra da Maromba, com 2607 metros, e a Cabeça de Leão, com 2408 metros, todos protegidos pelo Parque Nacional do Itatiaia, a primeira Unidade de Conservação Ambiental do Brasil.

Além do parque, Itatiaia abriga o distrito turístico de Penedo, conhecido como a Finlândia fluminense. Fundado por imigrantes finlandeses, o bairro ainda preserva a cultura, a arquitetura e os costumes daquele país. Prova disso é a Pequena Finlândia, um parque temático com a Casa do Papai Noel, construções com arquitetura típica e apresentações de danças finlandesas. O local tem o turismo como principal atividade econômica e, por isso, opções de hospedagem não faltam: das mais simples às mais sofisticadas e das mais centrais às mais afastadas.

Na Vila da Gula, restaurantes, sorveterias, casas de chocolates artesanais, bares e choperias garantem excelentes opções gastronômicas e agitação noturna. As dicas são provar os pratos à base de trutas, provenientes de criadouros da própria região, e visitar o Museu Finlandês, uma verdadeira viagem cultural.


Parada obrigatória

Os visitantes que optarem por conhecer Itatiaia com o próprio veículo têm caminhos interessantes a desbravar. O destino é o Parque Nacional do Itatiaia, com relevo montanhoso e encostas da Serra da Mantiqueira. Por aqui, os turistas podem fazer escalada, rapel, trilhas, cavalgadas, se refrescar em cachoeiras e riachos e observar vistas panorâmicas indescritíveis. Do alto do Pico das Agulhas, por exemplo, é possível enxergar os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A caminhada é pesada e para quem não tem preparo físico o melhor é apreciar a paisagem da base. Durante o passeio há grandes chances de observar beija-flores, corujas, caxinguelês, quatis, pacas, ratos-do-mato, tucanos-de-bico-verde, gaviões e cachorros-do-mato. A flora também impressiona: jequitibás, quaresmeiras, cedros, samambaias, bambuzinhos, bromélias e orquídeas.

Nas proximidades do Parque Nacional há também o Parque Municipal Turístico Ecológico de Penedo, com 3 mil hectares, e o Brejo da Lapa, com uma queda d´água de 3,5 metros.

Para um passeio mais tranquilo, estacione o carro em locais adequados e seguros, trave as portas e não esqueça de levar na mochila protetor solar, roupas leves, garrafas de água, lanches e sacolas para lixo.


Como chegar: A partir do Rio de Janeiro ou de São Paulo, Rodovia Presidente Dutra.
Foto:

Atualizado em 6 Set 2011.