Guia da Semana

A Praça Campo de Bagatelle recebe a tradicional comemoração do Dia Mundial do Trabalhador, promovida pela Força Sindical. Com shows a partir das 7h e sorteio de 20 automóveis zero quilômetro.

Com 286 metros quadrados de área verde abrigando diferentes árvores e pássaros, o Parque Esportivo dos Trabalhadores era propriedade privada, hoje é aberto ao público.


Erguidos pelo Padre Manuel da Nóbrega, a igreja e o colégio se tornaram os primeiros edifícios da futura metrópole de São Paulo. O local passou por reformas em 1953 e a igreja do Pateo do Collegio foi reconstruída.

Domitila de Castro Canto e Melo entrou para a História como amante do imperador D. Pedro I. Em 1834, a monarca comprou um sobrado que ficou conhecido como o Solar da Marquesa.

A Estação Júlio Prestes foi construída entre 1926 e 1938, inspirada nas modernas estações norte-americanas. Foi transformada e passou a abrigar a Sala São Paulo, a maior sala de concertos da América Latina.

Quando foi construída, em 1870, a Casa Número 1 ainda não tinha sua arquitetura semelhante a de um chalé suíço, como é hoje. A casa era feita de taipa de pilão no estilo bandeirista.

No século 17, as águas do Anhangabaú eram usadas para as necessidades caseiras como lavar roupas e objetos e até mesmo tomar banho. Hoje, o rio está canalizado, mas suas nascentes estão ao ar livre.

Antiga granja leiteira, o Parque da Aclimação foi criado pela iniciativa do médico Carlos José Botelho, nos anos 30. O local tem mais de 100 mil metros quadrados e destaca-se pelo extenso eucaliptal.

Conhecido por ser o ponto mais alto da cidade, o Parque Estadual do Jaraguá tem diversas trilhas que levam ao Pico de 1.135 metros de altitude e ao mirante, onde a vista privilegiada da cidade e arredores já vale o passeio.

Localizado no Alto de Pinheiros, o Parque Villa-Lobos é uma das boas opções de lazer ao ar livre em São Paulo. O local possui 750 metros quadrados de área verde, ciclovia, quadras e campos de futebol.

Atualizado em 6 Set 2011.