Guia da Semana

Uma das grandes relíquias do Estado de Minas Gerais - e também do Brasil - é a cidade de Diamantina. Ela dista 300Km de Belo Horizonte e está dentro do circuito das Cidades Históricas Mineiras, ao lado de Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei e Tiradentes, entre outras. A riqueza de Diamantina está em seu acervo arquitetônico e cultural - com igrejas e edificações que possuem inspiração barroca -, que foi responsável por trazer à cidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco, no final da década de 90.

Mas não é só dessa riqueza que vive Diamantina. Atualmente, a cidade é considerada um dos principais destinos brasileiros no Carnaval. Tudo começou na época do Brasil Colônia, com os negros e mestiços brincando de jogar água fria, farinha e tintas pelas ruas de Diamantina. A estripulia mudou de estilo com o passar dos anos e invadiu os salões da cidade com os clássicos bailes de Carnaval e os desfiles de blocos caricatos, que perduram até hoje.

O costume de se foliar pelas ruas de Diamantina vem aglomerando cada vez mais pessoas de todos os cantos do Brasil, que fazem festa durante as 24 horas dos quatro dias de Carnaval. Animação é o que não falta, ainda mais quando se trata das principais atrações do evento: as bandas Bartucada e Bat Caverna.

Os dois grupos fazem shows diferenciados, com características específicas de percussão e inovadoras versões de músicas conhecidas. E o melhor é que não custa nada para pular o Carnaval de Diamantina, pois todos os shows possuem acesso livre aos foliões. Já para os mais exigentes, há espaços exclusivos e que oferecem alguns benefícios por preços mais salgados.





Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Diamantina

Atualizado em 6 Set 2011.